17 de fevereiro de 2018

Reportagem - Interpretação com gabarito - Reisado do Cariri - Tradições culturais - 8ºe 9º anos

Crianças do Cariri vestidas com roupas típicas para brincar o reisado.

Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download


As tradições culturais costumam ser transmitidas entre familiares, de uma geração para outra. A reportagem a seguir trata de uma dessas tradições. 

Cariri 
'Reisado foi minha infância' 

"Reisado é bom 
Reisado foi minha infância 
Ainda hoje eu tenho lembrança 
De um reisado que eu brinquei" 

Os versos da canção, entoados no terreiro dos mestres Aldenir e Isabel, revelam a íntima ligação entre as crianças e o reisado, um verdadeiro brinquedo na infância do Cariri. 
José Aldenir Aguiar, mais conhecido como mestre Aldenir, tem 79 anos de vida e mais de 60 de reisado. Herdou a "sabença" de brincar o reisado com o tio. "Quando eu vi o reisado pela primeira vez, tinha uns 15 anos, pensei: Eita, eu vou brincar", lembra. E brincou escondido do pai, que não gostava dessas coisas, não. "Casei, eu brincando reisado. Nasceu menino, eu brincando reisado. Nunca parei." 
Mestre Aldenir ouviu de seu tio que o reisado nasceu "das bagaceiras de engenho". É do tempo em que o povo ficava numa casa "arranchada", como um rancho, para trabalhar pesado no engenho. Nas horas vagas, fazia um monte de brincadeiras, como o maneiro pau e o reisado. 
As brincadeiras se mantêm vivas até hoje nos terreiros dos mestres. "Os meninos e as meninas são apaixonados pelo reisado", conta a também mestre Isabel, que cuida das fardas dos brincantes em sua casa, sempre cheia de ensaios e de crianças. 

Romeu, Gabriela. Cariri. Projeto Infâncias. Disponível em: <http://projetoinfancias.com.br/site/#cariri>

** fardas = roupas

A reportagem que você leu foi escrita pela jornalista Gabriela Romeu, uma das idealizadoras do Projeto Infâncias, que tem como objetivo percorrer os mais diversos locais do nosso país para registrar as diferentes realidades de infância. 

RESPONDA

1. Você sabe como é realizada a brincadeira do reisado? Caso não saiba, como você imagina que ela seja?

2. O reisado é uma tradição cultural do Cariri e de outras regiões brasileiras. No local onde você mora há alguma tradição cultural? Qual?

3. Qual é o assunto da reportagem lida? Marque a alternativa correta. 
a) Apresentar a importância do reisado na infância das crianças do Cariri. 
b) Apresentar ao leitor as formas de se realizar a brincadeira do reisado, ensinando seu passo a passo. 

4. Quem é o jornalista, ou seja, a pessoa que escreveu essa reportagem? 

5. Onde essa reportagem foi publicada? 

6. Releia o trecho inicial do texto. 

"Reisado é bom 
Reisado foi minha infância 
Ainda hoje eu tenho lembrança 
De um reisado que eu brinquei" 

Agora, responda. 
a) Por que esse trecho foi escrito em versos e entre aspas? 
b) O que quer dizer o trecho "Reisado foi minha infância"? 

7. De acordo com o texto, de quem José Aldenir Aguiar herdou a brincadeira de reisado? 

8. Por que a palavra sabença aparece entre aspas no texto? 

9. Na reportagem, é dito que mestre Aldenir tem mais de 60 anos de reisado. Em que outro trecho do texto é possível confirmar essa afirmação? Copie-o. 

10. De acordo com o tio de mestre Aldenir, como surgiu o reisado? 

11. De que forma os mestres Aldenir e Isabel ajudam a preservar o reisado no Cariri?

Gabarito