19 de novembro de 2017

Atividade de português - 1ºano do ensino médio - interpretação (biodiversidade)


VOCÊ SABIA QUE A AMEAÇA À BIODIVERSIDADE
É TAMBÉM UMA AMEAÇA À ESPÉCIE HUMANA?

Produção de remédios, água potável, quantidade e qualidade dos alimentos, saúde e segurança. Tudo isso é indispensável à vida humana hoje, concorda? Pois é, mas só protegendo a natureza – da qual fazemos parte, juntamente com outros seres vivos – é que a humanidade garante de fato a sua sobrevivência. Isso porque a nossa vida depende da interação com outras espécies e, mesmo sem perceber, necessitamos da biodiversidade para ter qualidade de vida.
O desmatamento da Floresta Amazônica, por exemplo, entre inúmeras consequências, pode causar a extinção de muitas espécies raras, de plantas ou micro-organismos, que poderiam ser usados para a produção de remédios e para a cura de muitas doenças. [...] 
A produção de alimentos também pode ser afetada pela perda de biodiversidade. Muitas espécies cultivadas dependem de animais polinizadores, como as abelhas e as vespas, para a geração de frutos e sementes. Além disso, a diversidade de espécies próximas das plantações também é útil para evitar que outros insetos se tornem pragas pela inexistência de predadores naturais, destruindo a agricultura local.
O equilíbrio entre a composição das espécies na cadeia alimentar também depende da biodiversidade e, sem ele, a saúde humana está ameaçada. Não acredita? Então, fique sabendo que para ajudar no controle de mosquitos em algumas cidades da Itália há um grande esforço para atrair de volta os morcegos, que foram expulsos dessas regiões pela poluição do ar e pela falta de local para se abrigar. Esses mamíferos alados que se alimentam de insetos são mais eficientes para controlar os mosquitos e menos prejudiciais à saúde do homem do que os inseticidas. [...]
Devemos, então, ficar atentos. Se não conservamos a biodiversidade, em curto ou longo prazo, podemos lidar com a falta de água limpa, de alimentos, com doenças e com desastres naturais que colocariam a própria espécie humana em risco de extinção. O alerta máximo é: vamos conservar a natureza!

(AMARAL, Silvana. Revista Ciência hoje das crianças. Ano 23, n.o 214, julho de 2010.)

1. O texto diz que a nossa vida depende da interação com outras espécies. Que fragmento apresentado a seguir ilustra e exemplifica essa afirmação?

a) ...necessitamos da biodiversidade para ter qualidade de vida.
b) Devemos, então, ficar atentos.
c) O alerta máximo é: vamos conservar a natureza!
d) Muitas espécies cultivadas dependem de animais polinizadores, como as abelhas e as vespas, para a geração de frutos e sementes.
e) Produção de remédios, água potável, quantidade e qualidade dos alimentos, saúde e segurança. Tudo isso é indispensável à vida humana hoje, concorda?

2. Leia as afirmações feitas a seguir, a partir de dados apresentados no texto.

I. O esforço para se atrair de volta os morcegos em algumas cidades da Itália se deve à necessidade que existe de se controlar os mosquitos na região. Além disso, esses mamíferos alados são menos prejudiciais à saúde do homem do que os inseticidas.
II. Apesar de serem mais prejudiciais à saúde do homem do que o uso de inseticidas, os morcegos estão sendo atraídos novamente para algumas cidades da Itália por serem eficientes no controle de mosquitos na região, já que esses mamíferos alados se alimentam deles.
III. A inexistência de predadores naturais em plantações pode fazer com que outros insetos se tornem pragas e destruam a agricultura local.

Estão corretas as afirmações feitas em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Gabarito

1. O fragmento do texto que ilustra e exemplifica a afirmação de que a nossa vida depende da interação com outras espécies é: “Muitas espécies cultivadas dependem de animais polinizadores, como as abelhas e as vespas, para a geração de frutos e sementes”. Resposta: D

2. A única alternativa que traz uma informação incorreta é a que afirma que “Apesar de serem mais prejudiciais à saúde do homem do que o uso de inseticidas, os morcegos estão sendo atraídos novamente para algumas cidades da Itália por serem eficientes no controle de mosquitos na região, já que esses mamíferos alados se alimentam deles”. Na verdade, o texto diz que esses mamíferos alados que se alimentam de insetos são mais eficientes para controlar os mosquitos e menos prejudiciais à saúde do homem do que os inseticidas. Assim, estão corretas apenas as alternativas I e III. Resposta: C