7 de outubro de 2017

Exercício contextualizado sobre substantivo para ensino médio e vestibulares


Documentário mostra crianças brasileiras que ainda brincam sem celular e eletrônicos 

Tampinhas de garrafas, retalhos, pedras, cordas, galhos, barro. Tudo serve para criar e viajar na imaginação. É o que mostra "Território do brincar", documentário de David Reeks e Renata Meirelles, em parceria com o Instituto Alana. 
Durante dois anos, os cineastas percorreram o Brasil para mostrar como brincam as crianças. Em grupos ou sozinhas, elas labutam: são cozinheiras, motoristas, engenheiras, caçadoras, construtoras, cuidadoras. 
Na tela, só meninos e meninas; adultos ficam de fora. A câmera acompanha a construção de caminhões com restos de madeira e corda. Jangadas são feitas de isopor e pano. Casas de lençol abrigam cozinhas de bolos de terra. Engenhocas surgem de peças achadas em entulhos. 
[...] 

LUCENA, Eleonora de. Publicada em: 3 jun. 2015. Disponível em: 
<http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015


a)  Qual é o substantivo abstrato que, associado a sequência de substantivos concretos que aparecem na primeira frase do texto, cria a possibilidade do brincar. 

b) Como se classificam, quanto à formação, os substantivos que indicam profissões no segundo parágrafo?  

c) Por meio de que recurso linguístico o verbo brincar se torna um substantivo no título do documentário? 

d) Na sua opinião, que sentido tem o advérbio ainda presente no título? Ele expressa uma crítica dos autores à condição das crianças? Justifique. 

Respostas

a) Esse substantivo abstrato é imaginação. 

b) São substantivos derivados.

c) Pelo uso do artigo o (somado à preposição de), o qual permite que o verbo nomeie a ação de brincar, funcionando portanto como um substantivo. 

d) Pessoal. Sugestão: Não há uma lamentação quanto à falta de acesso aos objetos eletrônicos; pelo contrário, valoriza-se a brincadeira realizada com objetos disponíveis usando a imaginação. O advérbio ainda estabelece uma relação temporal, sugerindo que há uma tendência de mudança para o futuro: nele é provável que as crianças brinquem também com itens eletrônicos.