4 de agosto de 2017

Atividade sobre adjunto adnominal - interpretação conto de terror (9º ano)


Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download


Leia o conto "O fim da maldição", do escritor português Emanuel R. Marques, para fazer as atividades. 

O fim da maldição 

Em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, algo de misterioso ou macabro acontecia naquela rua. Era uma maldição vinda desde tempos imemoráveis e as especulações e inúmeras lendas eram a única fonte de explicação para tal. Por vezes, eram os ataques de vampiros, outras, um qualquer lobisomem que se divertia em sanguinárias carnificinas, e havia ainda os possessos humanos que se lançavam aos devaneios da loucura. Os habitantes viviam constantemente atormentados com a chegada desse dia, e a cautela era a palavra de ordem quando ele se aproximava. 
No entanto, seis quintas-feiras passaram sem que algo de bizarro acontecesse. Teria a maldição terminado? Os alegres habitantes decidiram então dar uma grandiosa festa, para comemorar este fato. Escolheram a quinta-feira seguinte. 
Dançavam, cantavam, bebiam e celebravam tranquilamente. Subitamente, todos os monstros e criaturas demenciais surgiram, surpreendendo-os e dizimando todos os habitantes de uma só vez. Era o fim da maldição. 

Emanuel R. Marques. Em: Ademir Pasale e Elenir Alves (Org.). TerrorZine - minicontos de terror, n. 16.

1. Identifique o evento trágico que dá início à trama, o acontecimento inesperado que marca uma reviravolta e o final surpreendente e chocante. 

2. Retire do conto cinco palavras que ajudam a construir uma atmosfera de horror. 

3. Do segundo para o terceiro parágrafo, há um contraste entre a celebração dos habitantes da cidade e sua dizimação pelos monstros. Identifique os adjuntos adnominais ligados aos substantivos habitantes, festas e criaturas que ajudam a criar esse contraste.