2 de setembro de 2017

Texto argumentativo 9º ano - Consumo sustentável (reconhecer argumentos em um texto)


Consumo Sustentável 

[...] O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais - positivas ou negativas. 
Mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores. O termo "sociedade de consumo" foi cunhado para denominar a sociedade global baseada no valor do "ter". No entanto, o que observamos agora são os valores de sustentabilidade e justiça social fazendo parte da consciência coletiva, no mundo e também no Brasil. Este novo olhar sobre o que deve ser buscado por cada um promove a mudança de comportamento, o abandono de práticas nocivas de alto consumo e desperdício e adoção de práticas conscientes de consumo. 
Consumo consciente, consumo verde, consumo responsável são nuances do Consumo Sustentável, cada um focando uma dimensão do consumo. O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar no dia a dia: basta estar atento à forma como consumimos - diminuindo o desperdício de água e energia, por exemplo - e às nossas escolhas de compra - privilegiando produtos e empresas responsáveis. A partir do consumo consciente, a sociedade envia um recado ao setor produtivo de que quer que lhe sejam ofertados produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os impactos negativos no acumulado do consumo de todos os cidadãos. [...]. 

Disponível em :<http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo- sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel>. (adptado)


1. O autor defende a ideia de que 
a) devemos praticar o consumo consciente e comprar somente o necessário, avaliando os impactos ao meio ambiente. 
b) mudamos o comportamento para o consumo consciente, pois já ocorre o amadurecimento humano em nosso país. 
c) observamos os valores de sustentabilidade e justiça social, que fazem parte da consciência coletiva no Brasil. 
d) praticamos o consumo consciente, porque compramos produtos que aumentam os impactos negativos. 

2. O autor do texto acredita que 
a) novos valores favorecem a mudança de comportamento do consumidor. 
b) o consumo verde interfere diretamente na responsabilização das empresas. 
c) a responsabilização do consumidor, sob o olhar da justiça, não favorece a mudança de comportamento. 
d) O desperdício de água e energia elétrica na sociedade não favorece a mudança de comportamento. 

GABARITO

Questão 1
Habilidade: Reconhecer argumentos utilizados em um texto para defesa de um ponto de vista. 

Alternativas
a) devemos praticar o consumo consciente e comprar somente o necessário, avaliando os impactos ao meio ambiente.
Resposta correta. O autor defende a ideia de que incorporar a prática do consumo consciente, comprar o necessário e avaliar os impactos ao meio ambiente são ações importantes para a educação ambiental.

b) mudamos o comportamento para o consumo consciente, pois já ocorre o amadurecimento humano em nosso país.
Resposta incorreta. A mudança de comportamento para um consumo consciente é uma ação importante para o amadurecimento dos seres humanos, habitantes de todos os países. 

c) observamos os valores de sustentabilidade e justiça social, que fazem parte da consciência coletiva no Brasil.
Resposta incorreta: Falar em consciência coletiva está implicado em generalizações.

d) praticamos o consumo consciente, porque compramos produtos que aumentam os impactos negativos.
Resposta incorreta: Comprar produtos que aumentam os impactos negativos não corresponde à ideia do autor em defender o consumo sustentável.

Questão 2
Habilidade: Identificar elementos constitutivos de sequências argumentativas: questão polêmica, posição do autor e argumentos. 

Alternativas
a) novos valores favorecem a mudança de comportamento do consumidor. 
Resposta correta: A crença de que a aquisição de novos valores para influenciar mudanças de comportamento está entre as principais defesas do autor. 

b) o consumo verde interfere diretamente na responsabilização das empresas. 
Resposta incorreta: Consumo verde é uma das nuances do Consumo Sustentável.

c) a responsabilização do consumidor, sob o olhar da justiça, não favorece a mudança de comportamento. 
Resposta incorreta: No texto, essa informação não é encontrada.

d) O desperdício de água e energia elétrica na sociedade não favorece a mudança de comportamento.
Resposta incorreta: É uma ação contrária à ideia de mudança de comportamento e falar de desperdício de água e de energia elétrica é se preocupar somente com uma fatia do problema.