Artigo de opinião 1º ano do ensino médio - trabalho infantil (ECA)

Imagem: Google

Por que criança não pode trabalhar? 
HELIO MATTAR
ESPECIAL PARA A FOLHINHA 

Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo. Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, ao invés de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas. 
Muitas vezes essas crianças se machucam trabalhando. Algumas carregam objetos ou sacos pesados, que lhes dão dores nos braços e nas costas. Outras se queimam, se cortam, ficam doentes. Para elas, a liberdade de brincar, estudar e jogar é somente um sonho enquanto descansam para mais um dia de trabalho... 
Para garantir todas essas liberdades foram criados os direitos da criança. 
No Brasil, esses direitos estão na lei: eles compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida e à saúde, à liberdade e à dignidade, à convivência com a família, à educação, ao lazer e a muitas outras coisas. 
O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido trabalhar. 
Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.

Folha de S.Paulo, São Paulo, 2 mar. 2002. Folhinha


1. Qual é a opinião do autor a respeito do trabalho infantil? 

2. Que argumentos o autor usa para convencer os leitores de seu ponto de vista? 

3. Você concorda com o autor? Justifique sua resposta. 

4. Para reforçar seus argumentos, o autor do artigo cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. 

a) De acordo com essa lei, a partir de que idade o jovem brasileiro pode trabalhar? Justifique sua resposta. 
b) Pelo que você observa na realidade, o ECA é cumprido? Justifique sua resposta. 

** Artigo de opinião é um texto jornalístico que apresenta a opinião ou o ponto de vista do autor sobre determinado assunto. Seu objetivo é convencer o leitor do ponto de vista defendido pelo autor. 

Gabarito

1. Ele não concorda com o trabalho infantil. 

2. Criança precisa ser criança. Precisa ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças, inventar brincadeiras, fazer descobertas e aprender a ler o mundo. Trabalho infantil é proibido por lei, pois prejudica os estudos e a saúde das crianças. 

3. Resposta pessoal.

4.
a) A partir dos 16 anos. "O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido trabalhar. " 
b) Resposta pessoal.