Atividade de produção de texto (8ºano) autorretrato


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR, SALVAR E IMPRIMIR
O que vou escrever? 

Um autorretrato.

Quem vai ler?
Os colegas de classe e os familiares.

Onde vai circular?
Em um álbum feito pela classe.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leia este autorretrato.

Eu sou paulista. Nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. Com muitos portugueses bem lá atrás e algum sangue bugre ou negro  quem sabe? , que se traduz na minha cor de cuia quando apanho sol.  
Gosto muito de sol, de praia e de mar. De música e de livros. De cantar, dançar e rir. Gosto muito de gente. Principalmente de criança. 

Ruth Rocha. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Ática, 2005.

Cor de cuia é uma referência à cor marrom do fruto da cuieira ou árvore-de-cuia. 

PLANEJAMENTO

1. Indique o nome e o lugar onde você nasceu.

2. Escreva uma lista de adjetivos que expressem suas características físicas: altura, cor dos olhos e dos cabelos, algum sinal característico etc.

3. Escreva uma lista de adjetivos que expressem o seu modo de ser e de se comportar no dia a dia.

4. Escreva uma lista de coisas que você gosta de fazer.

RASCUNHO

1. Escreva o autorretrato em três parágrafos.

2. Você pode se inspirar no autorretrato de Ruth Rocha.

3. No primeiro parágrafo, apresente-se, diga o lugar em que você nasceu e descreva como ele é para você.

4. No segundo parágrafo, apresente suas características físicas.

5. No último parágrafo, fale de seu modo de ser e do que gosta.

AUTOAVALIAÇÃO
Descrevi minhas principais características físicas?
Descrevi características do meu comportamento?
Dei um título ao meu texto?

FINALIZAÇÃO
Faça as correções necessárias e passe a limpo o autorretrato.