"Para a ocasião, foi preparado um delicioso banquete. Ao final da festa, as fadas ofereceram seus dons à princesinha: virtude, beleza, riqueza... "
Nesse trecho, aparece um sinal de pontuação chamado reticências. Você sabe dizer para que ele foi usado? Troque ideias sobre isso com colegas.
As reticências costumam ser empregadas para:
> indicar que houve uma interrupção na frase.
Se você pensa que eu vou ajudá-lo...
> indicar que houve uma pequena pausa na fala ou no pensamento do personagem. (Nesse caso, pode expressar dúvida, desconfiança, indecisão, surpresa etc.)
Eu quero ouvir... a história da Rapunzel!
> indicar continuidade de uma ação.
O sol foi sumindo...
> prolongar ideias.
Tenho muitos amigos: o Beto, a Ju, a Rê, a Lia, o Luti...
1. Reescreva as frases a seguir, colocando reticências onde achar adequado. Faça isso com um colega.
a) O avião foi subindo subindo o rapaz sentiu um frio na barriga.
b) Você conhece o como é mesmo o nome dele?
c) Vítor é muito educado, mas seu irmão André
d) Gosto de brincar de bola, de pega-pega, de pique-esconde, de carrinho
2. Crie duas frases usando reticências. Depois, peça a um colega para informar que ideia a pontuação está expressando em cada uma delas.
Gabarito
1.
a) O avião foi subindo... subindo... O rapaz sentiu um frio na barriga.
b) Você conhece o... Como é mesmo o nome dele?
c) Vítor é muito educado, mas seu irmão André...
d) Gosto de brincar de bola, de pega-pega, de pique-esconde, de carrinho...
2. Resposta pessoal.
Gabarito
1.
a) O avião foi subindo... subindo... O rapaz sentiu um frio na barriga.
b) Você conhece o... Como é mesmo o nome dele?
c) Vítor é muito educado, mas seu irmão André...
d) Gosto de brincar de bola, de pega-pega, de pique-esconde, de carrinho...
2. Resposta pessoal.