28 de maio de 2017

Pontuação - Aula e exercícios sobre reticências (9ºano)


Leia o trecho do conto de fadas "A Bela Adormecida".

"Para a ocasião, foi preparado um delicioso banquete. Ao final da festa, as fadas ofereceram seus dons à princesinha: virtude, beleza, riqueza... " 

Nesse trecho, aparece um sinal de pontuação chamado reticências. Você sabe dizer para que ele foi usado? Troque ideias sobre isso com colegas.

As reticências costumam ser empregadas para: 

> indicar que houve uma interrupção na frase. 
Se você pensa que eu vou ajudá-lo... 

> indicar que houve uma pequena pausa na fala ou no pensamento do personagem. (Nesse caso, pode expressar dúvida, desconfiança, indecisão, surpresa etc.)
Eu quero ouvir... a história da Rapunzel! 

> indicar continuidade de uma ação.
O sol foi sumindo... 

> prolongar ideias. 
Tenho muitos amigos: o Beto, a Ju, a Rê, a Lia, o Luti... 


1. Reescreva as frases a seguir, colocando reticências onde achar adequado. Faça isso com um colega.

a) O avião foi subindo subindo o rapaz sentiu um frio na barriga. 
b) Você conhece o como é mesmo o nome dele? 
c) Vítor é muito educado, mas seu irmão André 
d) Gosto de brincar de bola, de pega-pega, de pique-esconde, de carrinho 

2. Crie duas frases usando reticências. Depois, peça a um colega para informar que ideia a pontuação está expressando em cada uma delas.


Gabarito

1. 
a) O avião foi subindo... subindo... O rapaz sentiu um frio na barriga.
b) Você conhece o... Como é mesmo o nome dele?
c) Vítor é muito educado, mas seu irmão André...
d) Gosto de brincar de bola, de pega-pega, de pique-esconde, de carrinho...

2. Resposta pessoal.