26 de abril de 2017

ENEM - Como ter ideias para escrever a redação? Como começar e como concluir?


Como ter ideias para escrever?

Primeiramente, leia a proposta da redação e circule o tema. Depois, leia os textos da coletânea e sublinhe as palavras mais importantes. Você poderá utilizar o conteúdo destes textos para elaborar a sua dissertação. Isso demonstra que você leu a prova, uma tarefa simples e que pode ser vista com bons olhos por um corretor.

Como começar uma redação?

Faça uma árvore de ideias. Ao terminar de ler a coletânea, escreva tópicos com todas as ideias (todas mesmo!) que surgirem à sua cabeças. Depois, você vai selecionar o que é relevante para a sua dissertação. Em seguida, pense o que você pode escrever sobre cada uma das ideias. Então escolha uma palavra que resuma estes pensamentos, que poderão ser os argumentos do seu texto final.

Tudo isso deve ser um processo muito rápido. Se você não for capaz de pensar em dois ou três argumentos – no mínimo – para a ideia, é porque ela não poderá ser bem articulada na sua redação.

A redação do Enem é um texto dissertativo argumentativo, então selecionar e entender quais são os seus argumentos é fundamental para saber como fazer uma boa redação.

Introdução. E agora?

Escreva a introdução por último. Todo texto dissertativo argumentativo precisa de 1) introdução, 2) desenvolvimento e 3) conclusão. A introdução é o primeiro contato (superficial) que o seu corretor terá com a redação. Por isso, você pode deixar para escrevê-lo quando terminar a dissertação.

O que precisa ter na conclusão? 

Na conclusão da sua redação do Enem, sempre proponha uma solução para o problema. Em alguns vestibulares, isso não é necessário, então algumas pessoas se esquecem. Mas um dos cinco critérios para avaliar a sua nota na redação do Enem é esta proposta. Ou seja, sem ela, você já pode perder 200 pontos.

E o título?

O título da redação deve ser curto e resumir o que foi abordado na sua redação. Mas não perca tempo com esta tarefa! Você pode entregar a redação do Enem sem título e não haverá desconto de nota.

Afinal, como fazer uma boa redação?

Faça um esforço para organizar os seus argumentos – as dicas acima têm essa finalidade 😉. Escreva periodicamente, e peça para alguém revisar as suas redações; por exemplo, todas as segundas-feiras. Se não houver um professor disponível, um amigo poderá ajudar você. 




Fonte: Geekie
Imagem: Google