28 de março de 2017

Proposta de produção de texto: conto maravilhoso (9ºano)

Os textos que você produzirá a seguir serão publicados em um livro de contos que fará parte da mostra Histórias de hoje e sempre, proposta no capítulo Intervalo, e será lido por colegas de sua classe e de outras, por seus pais e demais convidados para o evento. 
O texto que segue é o início de um conto produzido por alunos do 6º ano. Leia-o.


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Troca de amores nos contos maravilhosos

Num bosque distante existia um castelo de cristal, e nele vivia uma princesa chamada Cinderela. Ela era tão má e desobediente, que deixava a madrasta enlouquecida. Além disso, ela vivia tentando roubar os namorados das irmãs. 
Certo dia, o príncipe Peter convidou as irmãs de Cinderela para ir ao baile real em seu castelo. 
No dia do baile, Cinderela trancou as irmãs no quarto, dentro do guarda-roupas, e foi ao baile. Ela usou o vestido e o par de sapatinhos de cristal da irmã mais velha. Os pés de Cinderela eram menores, e o par de sapatinhos ficou grande, mas ela foi ao baile mesmo assim. 
[...] 

(In: Beatriz M. Garcia, Bruno A. A. Judic e Ingrid M. J. da Silva. O mundo encantado - VII antologia de contos maravilhosos. Taubaté-SP: Colégio Idesa, 2012. p. 122.)

Atividades em PDF para baixar e salvar GRATUITAMENTE

 Você notou como nesse texto a história de Cinderela é diferente da original? A ideia presente nas propostas a seguir também é essa, ou seja, brincar com a tradição dos contos maravilhosos. Para isso, você deverá modificar as histórias, adaptando-as para os dias de hoje, misturando personagens de histórias diferentes, e assim por diante. Enfim, a ideia é você se divertir reinventando os contos maravilhosos. 


1. Escreva um conto maravilhoso, de acordo com estas orientações:

a) Em cada lista de palavras abaixo, todas, com exceção de uma, sugerem uma história conhecida. Tal palavra representa um novo elemento, que quebra, de propósito, a sequência. Veja: 

⦁ menina - bosque - lobo - avó - helicóptero 
⦁ Cinderela - madrasta - príncipe - sapatinho de cristal- chulé 
⦁ Bela Adormecida - príncipe encantado - conjunto de rock - bruxa boa 
⦁ João e Maria - uma casinha de doces - a bruxa - o forno - um pernil assado 
⦁ Pinóquio - os ladrões - um extraterrestre - a baleia - Gepeto 
⦁ Aladim - gênio - princesa - lâmpada maravilhosa - Ali Babá e os quarenta ladrões 
⦁ Branca de Neve - príncipe - sete anões - madrasta - baile 

b) Escolha uma lista e reinvente a história, incluindo nos acontecimentos o elemento novo correspondente à palavra que destoa das outras. Escolha quem será o herói e quem fará o papel de vilão. Comece seu conto fazendo o herói ser vítima de uma armadilha planejada pelo vilão, ou o contrário. Se quiser, dê ao herói (ou ao vilão) poderes mágicos. Procure criar um final inesperado, se possível engraçado. 

2. Você já imaginou como seria a história A Bela Adormecida se a moça sofresse de insônia? Ou se em Chapeuzinho Vermelho o lobo fosse vegetariano? Ou se em Branca de Neve a moça odiasse maçãs? A exemplo do conto "O patinho bonito", escolha um conto maravilhoso e recrie-o, fazendo as alterações que quiser. Você poderá, por exemplo, inverter as características de uma personagem ou adaptar a história aos dias de hoje.