26 de março de 2017

Atividade de produção de texto para 1ºano do ensino médio (Dom Quixote)


Abaixo, há duas propostas de produção de texto. Desenvolva-as. 

1. Leia o episódio narrado a seguir, Dom Quixote, ao lado de seu escudeiro Sancho, vive mais uma de suas aventuras. Depois, dê continuidade a essa história, procurando ser coerente com as características de cada personagem. Se preferir, crie outras personagens, diálogos e lugares. Tente dar um desfecho engraçado para a sua história. 

Ao longo daquele dia, Dom Quixote viajou inclinado sobre a cabeça do seu cavalo, porque os ossos lhe doíam tanto que não podia endireitar-se. Ao entardecer, apareceu na beira da estrada uma venda, que era o lugar onde se hospedavam os viajantes, e então Sancho disse: 
— Alegre-se, senhor, que ali adiante vejo uma venda. 
Dom Quixote levantou a cabeça, olhou ao longe e respondeu: 
— Essa não é uma venda, mas um castelo. 
— Estou lhe dizendo, senhor, é uma venda. 
— É um castelo! 
— É uma venda! 
— Um castelo! 
Passaram nisso um tempão, sem que nem Dom Quixote nem Sancho dessem o braço a torcer. Quando chegaram à venda, estava abarrotada, mas assim mesmo o vendeiro arrumou um par de camas num palheiro para que pudessem passar a noite. Antes de deitar, Sancho bebeu uma garrafa de vinho, e adormeceu que nem uma pedra. 
Em compensação, Dom Quixote continuou acordado durante muito tempo, porque havia começado a pensar que naquele castelo vivia uma linda princesa. 
"Com certeza apaixonou -se por mim ao me ver chegar", dizia para si mesmo, "e essa noite virá confessar-me o seu amor. Mas não posso lhe corresponder, porque o meu coração pertence a Dulcineia." 
De tanto pensar, passou mais de três horas de olhos abertos que nem coruja. 
De repente, ao bater a meia-noite, ouviram-se passos além da porta do palheiro, e Dom Quixote murmurou: 
"Ai, meu Deus! Chegou a princesa!" 

(Miguel de Cervantes. Era uma vez Dom Quixote, cit.. p. 41-2.) 

2. Crie um herói. Se quiser, inspire-se em um que você conheça: um herói clássico, como Aquiles ou Alexandre, ou um herói das novelas de cavalaria medieval, como Lancelote: ou então um herói mais recente, de filmes como Guerra nas estrelas, Senhor dos anéis, Homem Aranha, X-men ou outros. Imagine como é o mundo em que ele vive: os habitantes, a cidade, os problemas, os vilões, etc. Crie uma aventura para ele viver, imaginando antes: qual é o objetivo dele, quais são os obstáculos, quem é o vilão, o que ele tem de fazer para vencer o vilão, que recompensas ele ganha, etc. Conte essa história e, se possível, invente um final surpreendente para ela.