Exercícios sobre o novo acordo ortográfico e a acentuação gráfica (ensino médio)

A ortografia de uma língua corresponde à maneira correta de grafar as palavras que pertencem ao repertório linguístico dos seus usuários. O critério para o julgamento sobre o que é "certo" ou "errado", nesse-caso, é bastante claro: a ortografia é uma norma, tem valor de lei, e não admite variações ou opções individuais. Seu objetivo é fixar uma maneira unificada de registrar por escrito as palavras da língua, que na sua realização oral são bastante diversificadas. Por isso mesmo, é importante perceber que a ortografia não é uma transcrição dos sons da fala, e sim o resultado de um acordo social que estabeleceu uma forma de grafia autorizada para determinado grupo linguístico. Trata-se, portanto, de uma convenção. 

No caso da língua portuguesa, essa unificação só aconteceu na primeira metade do século XX, inicialmente em Portugal e depois no Brasil. De lá para cá, a norma ortográfica já passou por algumas modificações, por iniciativa de estudiosos da língua, que identificaram a necessidade de alguns ajustes. Esse tipo de iniciativa costuma despertar reações de desagrado por parte dos usuários, que precisam se acostumar à nova forma de grafar determinadas palavras. Independentemente da legitimidade dessas opiniões, é necessário adequar-se a essas mudanças, 

Embora a ortografia de uma língua tenha uma natureza arbitrária, ela carrega muitas informações históricas a respeito do povo que a utiliza. Além disso, aprender a grafar as palavras segundo essa norma não é uma tarefa puramente reprodutiva, que exige apenas memorização. Mesmo sem se dar conta, o usuário da língua mobiliza conhecimentos linguísticos variados cada vez que precisa grafar uma palavra conforme a ortografia de sua língua. 

O último acordo ortográfico e a acentuação gráfica 

No final de 2008, foi regulamentado no Brasil um acordo internacional que unificou a ortografia da língua portuguesa a partir de janeiro de 2009. Isso quer dizer que os países falantes da língua portuguesa passaram a adotar uma grafia comum. Algumas mudanças atingiram o sistema de acentuação gráfica da língua. Abaixo segue alguns exercícios. 

1. Os ditongos EU, EI, OI apenas são acentuados em monossílabos tônicos (mói) ou quando forem tônicos na última silaba (herói). 

a) Qual destas grafias você deve adotar: heróico ou heroico? Por quê? 
b) Como seria a frase: O anel ficou preso no anzol, em vez de um anzol e um anel, houvesse dois? 
c) Explique a redação dada à frase na resposta anterior. 

2. A primeira vogal tônica dos hiatos OO e EE não é acentuada. 

a) Escreva no plural o sujeito das frases abaixo. Faça as adaptações necessárias . 
I. Ele vê algum sentido nisso? 
II. Ele relê os capítulos indicados pelo professor. 

b) Escreva na primeira pessoa do singular o sujeito das frases a seguir. Faça as adaptações necessárias. 
I. Eles enjoam em estradas com curvas acentuadas. 
II. Você não perdoa a ingratidão. 

3. Dos acentos diferenciais obrigatórios, apenas dois permanecem: pôr (verbo) e pôde (pretérito perfeito do indicativo na terceira pessoa do singular). Indique as frases grafadas de acordo com as novas regras. Reescreva as que precisam ser corrigidas.

a) O tempo não pára. 
b) A Terra é achatada nos polos. 
c) Faltou energia, e ela não pôde enviar as mensagens pelo correio eletrônico. 
d) Muitos mamíferos apresentam o corpo coberto por pêlos. 
e) Com o novo acordo ortográfico, não é preciso pôr acento em determinadas palavras. 

4. Antes do acordo, I e U tônicos que formassem sílaba sozinhos (ou seguidos de S) e estivessem em hiato com a sílaba anterior eram acentuados. Isso deixou de acontecer em um caso: quando I e U forem tônicos em paroxítonas e formarem hiato com um ditongo anterior. 

a) Separe as palavras seguintes em sílabas e circule sua sílaba tônica: ciúme - feiura - balaústre- reúno - egoísmo - cafeína - paraíso - sanduíche 
b) Quanto à posição da sílaba tônica, que classificação, recebem as palavras anteriores? 
c) Por que feiura não recebeu acento? 
d) Separe as palavras seguintes em sílabas e circule sua sílaba tônica: tuiuiú - teiú - baiuca - boiuna 
e) Quanto à posição da sílaba tônica, que classificação recebem as palavras anteriores? 
f) Por que baiuca e boiuna não recebem acento e  tuiuiú e teiú  recebem? 
q) Por que Piauí recebe acento e cheiinho não recebe? 

5. O U dos grupos que, qui, gue, gui recebia acento agudo quando era pronunciado e era a vogal tônica (em oposição ao trema usado quando o U era pronunciado, porém não tônico - como em conseqüência). Com o acordo, tanto esse acento quanto o trema deixaram de ser usados. Copie as frases, substituindo o espaço em branco pela forma correta do verbo já empregado na frase. 

a) Todos acham que é preciso averiguar a veracidade daquelas informações. Por isso querem que eu___________ pessoalmente no prazo de um mês. 
b) Na próxima ocasião, outro professor vai arguir os candidatos, porque os que sempre___________ estão em licença. 
c) É preciso apaziguar os ânimos. Sugerem que o senador _______________ com um discurso extra. 
d) Não vai mais arguir as testemunhas o juiz que normalmente as ____________________. 

** Embora o U não receba mais o acento, ele continua a ser pronunciado como vogal tônica. O trema só continua sendo usado em nomes próprios estrangeiros e suas variações, 


Gabarito:

Professor: Essas atividades exigirão a antecipação/retomada dos conceitos de ditongo, hiato e tonicidade. O foco aqui é a revisão das alterações propostas pelo acordo ortográfico, por isso não é necessário se aprofundar no tema ou esgotar essa antecipação.

1. 
a) Deve-se escrever "heroico" porque o ditongo tônico OI está na penúltima sílaba, e ele só é acentuado quando está na última ou em monossílabos tônicos. 
b) Os anéis ficaram presos nos anzóis. 
c) Os ditongos tônicos EI e OI estão na última sílaba (a-néis; an-zóis) e, nesse caso, continuam recebendo acento. 

2. 
a) I. Eles veem algum sentido nisso? II. Eles releem os capítulos indicados pelo professor. 
b) I. Eu enjoo em estradas com curvas acentuadas. II. Eu não perdoo a ingratidão. 

3.
a) O tempo não para. 
b) Está correta. 
c) Está correta. 
d) Muitos mamíferos apresentam o corpo coberto por pelos. 
e) Está correta. 

4.
a) ci-ú-me / fei-u-ra / ba-la-ús-tre / re-ú-no / e-go-ís-mo / ca-fe-í-na/ pa-ra-í-so / san-du-í-che
b) São paroxítonas. 
c) Porque forma hiato com um ditongo anterior, não com uma vogal. 
d) tui-ui-ú / tei-ú / bai-u-ca / boi-u-na
e) As duas primeiras são oxítonas e as duas últimas são paroxítonas. 
f) Porque nas duas que não recebem acento o u é tônico em paroxítonas e é precedido de um ditongo. 
g) Porque em cheiinho o i é tônico em uma palavra paroxítona e é precedido de um ditongo. 

5.
a) averigue
b) arguem
c) apazigue 
d) argui 




Referência: Ser Protagonista - Ensino Médio (Editora SM)
Imagem: Google
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