18 de janeiro de 2016

Questão sobre modo verbal | Enem e vestibular


Tirinha Hagar | Figura de Linguagem

LEIA TAMBÉM:

**Gabarito no final**

Um recurso bastante explorado em tirinhas de humor consiste em um dos personagens  utilizar a linguagem em sentido figurado e outro interpretar literalmente a fala de seu interlocutor ou vice-versa. É isso que acontece neste diálogo entre Hagar e seu inseparável amigo Eddie. 


Clique na imagem para ampliar.

O humor dessa tirinha decorre do seguinte fato:

a) Hagar se expressa por meio de uma metáfora, que Eddie interpreta literalmente. 
b) Hagar emprega a linguagem em sentido denotativo, literal, e Eddie interpreta a fala do amigo como um exagero, ou seja, como uma hipérbole. 
c) Hagar, para suavizar a ideia de morte, utiliza um eufemismo, mas Eddie interpreta literalmente a fala do amigo. 
d) Hagar, para impressionar Eddie, faz uso de uma hipérbole, mas o amigo a interpreta como uma antítese.
e) Hagar faz uso de um eufemismo, mas Eddie interpreta a fala do amigo como uma ironia.


LEIA TAMBÉM:
Figuras de linguagem - exercícios - vestibulares
Figuras de linguagem em TIRINHAS - exercícios com respostas
Textos com METÁFORAS - exercícios e gabarito
Exercícios DIVERSOS sobre figuras de linguagem com respostas

GABARITO
Alternativa c. 

Questão Fuvest | Variedade Linguística


LEIA TAMBÉM:
Exercícios sobre variação linguística com respostas (Enem e vestibulares)
Textos com variedades linguísticas - exercícios com gabarito

(Fuvest - SP) Leia este texto:

A correção da língua é um artificialismo, continuei episcopalmente. O natural é a incorreção. Note que a gramática só se atreve a meter o bico quando escrevemos. Quando falamos, afasta-se para longe, de orelhas murchas.

Monteiro Lobato, Prefácios e entrevistas

Tendo em vista a opinião do autor do texto, pode-se concluir corretamente que a língua falada é desprovida de regras? Explique sucintamente.



GABARITO
Não. A língua falada, em muitos aspectos, tem características diferentes da língua escrita, mas tem suas "gramática", ou seja, suas regras próprias, estabelecidas pelo sistema de funcionamento do idioma. A "gramática" referida por Lobato no texto é a gramática normativa. 

Exercícios sobre predicado nominal com gabarito 8ºano


Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download


1. Complete as orações com palavras que indicam estado, qualidade ou característica do sujeito, formando predicados nominais. 

a) A minha cidade continua ____________________.
b) A noite estava _____________________________.
c) Esse gatinho parece _________________________.
d) Ontem, o jogo da seleção foi __________________.
e) Nosso cãozinho permanece ___________________.
f) Essa menina é ______________________________.

2. Sublinhe os predicados nominais presentes nas orações a seguir:

a) A chuva continua forte.
b) O dia permanece quente.
c) O homem ficou uma fera!
d) Minha festa de aniversário está animada.
e) Ontem, Luciana foi gentil.
f) Esse rapaz parece educado. 

3. Nas orações a seguir, o predicado nominal apresenta dois núcleos. Sublinhe-os.

a) Agora essa praça está limpa e enfeitada.
b) Aqueles atletas pareciam animados e confiantes. 
c) Nessa época, a cidade fica iluminada e movimentada.
d) No inverno, os dias são mais curtos e frios. 
e) Esses filhotes já estão grandes e bonitos. 
f) Hoje, o vento está forte e gelado. 

4. Nas orações a seguir, o sujeito vem depois do verbo. Identifique o sujeito e o predicativo do sujeito de cada oração. 

Exemplo:
Continua forte o calor.
Sujeito: o calor | Predicativo do sujeito: forte

a) Ficou muito gostoso esse lanche.
b) Parece aplicada essa aluna.
c) Hoje estava alegre o pessoal.
d) Ontem foi difícil o teste.
e) Estão bem crescidos esses filhotes.

LEIA TAMBÉM:


Debate sobre trabalho infantil | Vida Maria


Professor, converse com a turma:

1. O que a cena sugere sobre o espaço nela representado: ele é urbano ou rural? Que elementos permitem afirmar isso?

2. Que idade a personagem que aparece na cena aparenta ter?

3. Em sua opinião, que atividades uma criança nessa fase deveria fazer?

4. O que é mais provável: crianças com condições de vida parecidas com as da personagem terem ou não acesso a essas atividades? Por quê?

5. Que consequências isso pode ter?

6. Você acha que em regiões urbanizadas também existem crianças que trabalham?

> Após a discussão da imagem, apresente o curta metragem Vida Maria, de Márcio Ramos. Organize a sala de aula em grupos, oriente que cada grupo converse entre si, interpretando o vídeo, anotando as conclusões. Em seguida, cada grupo apresenta suas opiniões. Professor: faça a mediação, orientando, fazendo perguntas para que os estudantes consigam descobrir as respostas e compreender a mensagem do vídeo.


Esse filme é excelente para conscientizar os jovens de que eles não precisam repetir a história de seus antepassados, eles precisam renovar suas vidas. Remete-nos a pensar o que fazemos ou podemos fazer para contribuir na quebra de ciclos de "Marias" que se perpetuam pelo Brasil a fora, o país precisa de oportunidades e não de caridades.

15 de janeiro de 2016

Estrangeirismos | Tirinha Calvin

Clique na imagem para ampliar

1. Qual é o drama do menino?

2. Na tira, aparecem duas palavras que são vocábulos próprios do universo dos computadores.

a) Quais são elas e o que significam?
b) Procure-as no dicionário e observe a etimologia (origem) de cada uma. Qual a origem  delas?
c) Que outras palavras do universo dos computadores você conhece que vêm da mesma língua?
d) Por qual razão você acha que essas palavras  passaram a ser usadas por nós?
e) Que palavras próprias da nossa língua poderiam ser usadas no lugar  das que Calvin usou?

3. Qual sentido a palavra reinicializou assume na fala de Calvin, no último quadrinho?

GABARITO

1. Calvin quer brincar com a mãe, fazendo-se passar por um computador, mas a mãe o chama à realidade, ordenando que ele  arrume seu quarto.

2.

a) São: delete, que significa "apagar", "suprimir"; e reinicializou, que significa que o computador foi desligado para voltar a ser ligado.
b) Ambas são de origem da língua inglesa: delete e initialize. 
c) Resposta pessoal. Sugestões: chat, mouse, download, software, e-mail, etc.
d) Resposta pessoal. 
e) Para deletar, poderíamos usar "apagar" e para reinicializar poderíamos usar "reiniciar" ou "inciar de novo".

3. Calvin quis dizer que sua mãe o tirou da brincadeira, do mundo da fantasia, e o mandou de volta ao quarto. Professor: considere a possibilidade de conversar com seus alunos sobre o uso do verbo reinicializar no sentido figurado, o que quer dizer que a palavra foi usada fora de seu contexto habitual - que é o da informática. A palavra assume um caráter polissêmico pelo uso inusitado que se faz dela. 

Atividade com poema Pétalas (Roseana Murray)

LEIA TAMBÉM:
Leitura e Interpretação de Poema "Sonhos"

Pétalas

Violetas derramam luz roxa
no parapeito branco da janela.
Toco em suas folhas de veludo escuro,
e por um momento
minhas mãos se tornam pétalas.

(Todas as cores dentro do branco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. p.21.)

Na oração "Violetas derramam luz roxa":

a) Qual é o predicado?
b) O complemento do verbo derramar é objeto direto. Qual é ele?
c) Qual é o núcleo do objeto direto?
d) Qual é a classe gramatical da palavra que acompanha o núcleo do objeto direto?

GABARITO

a) derramam luz roxa
b) luz roxa
c) luz
d) adjetivo

14 de janeiro de 2016

Avaliação diagnóstica de português | 7º ano


Atividades, avaliações, projetos e planejamentos - Participe e baixe gratuitamente aqui!


**Gabarito no final**

1. Leia com atenção as frases abaixo. Em algumas delas, há expressões usadas no sentido figurado. Identifique e sublinhe essas expressões. 

a) A noite está fria, vou pôr um agasalho.
b) Ele entrou numa fria e não sabe como sair.
c) Nosso goleiro foi um gigante durante a partida.
d) A menina está usando brincos muito bonitos.
e) A casa foi todinha reformada e ficou um brinco.
f) A bola rolava no tapete verde do estádio.
g) A torcida pegou fogo quando nosso time fez gol.
h) Ele quebrou a cabeça para resolver aquele problema.
i) Esse menino anda com a cabeça nas nuvens.
j) Ele estava com dor de cabeça ontem à noite.

2. Informe se os pares de palavras são formados por antônimos ou sinônimos. Siga o exemplo.

Exercícios de revisão sobre período composto por subordinação | 1º ano ensino médio

Período composto por subordinação - Orações subordinadas - Exercícios 9ºano com gabarito


PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
**Gabarito no final**

Clique na imagem para ampliar.
1. Releia.

I. Nada é mais triste.
II. Entre aqui e saia da chuva.

> As orações são frases que possuem verbos. Considerando que cada verbo (ou locução verbal) corresponde a uma oração, quantas orações há em cada uma dessas frases?

2. Observe e responda as questões. 

I. Entre aqui e saia da chuva!
II. Acho que eu estava indo bem...

a) Quantos verbos ou locuções verbais há em cada oração?
b) Esses períodos são compostos ou simples?


VAMOS LEMBRAR
> Quando temos dois ou mais verbos usados lado a lado para indicar um único acontecimento, damos o nome de locução verbal.
> Há dois tipos de período composto: período composto por coordenação e período composto por subordinação.
> Resumidamente, as orações coordenadas são independentes, têm sentido completo, enquanto as orações subordinadas não têm sentido completo, pois cumprem o papel de um termo da oração principal e, portanto, dependem de outras orações para formar períodos com sentido.

13 de janeiro de 2016

Exercícios sobre vocativo COM GABARITO


1. Leia a primeira estrofe de "Mar português", de Fernando Pessoa.

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Fernando Pessoa. Mensagem: Obra poética I. Porto Alegre: L&PM, 2006.

a) Quais são os vocativos presentes nesta estrofe?
b) Em que posição se encontram no verso?
c) Qual foi a pontuação usada para separar os vocativos?

2. Leia um trecho do conto "Convívio", de Carlos Drummond de Andrade.


Seus tripulantes entendiam-se normalmente com os moradores, não hesitando em solicitar-lhes pequenos serviços: copo d'água, comprimido para dor de cabeça.
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.

a) Indique o aposto que aparece no trecho apresentado.
b) Que pontuação foi usada para separar o aposto?

3. Identifique os vocativos nas seguintes frases e pontue-as adequadamente.

a) Você meu jovem está em situação difícil.
b) Por quê você ainda não fez o bolo da mãe?
c) Cara eu não consegui lembrar aquela fórmula de matemática.
d) Venha rápido Júlia.
e) Senhor já sabe o que vai pedir?
f) Vem querida dançar comigo.
g) Não faça isso meu filho.
h) Estimados eleitores agradeço os votos de todos.

VÍRGULA - Exercício com tirinha e gabarito


LEIA A TIRA E RESPONDA:

a) Qual a razão de o amigo de Jon estar chorando?
b) Observe as frases da tira. Qual foi a pontuação utilizada?
c) A vírgula poderia ser usada nessas frases? Por quê?


GABARITO

a) O amigo de Jon acreditava que um cão protegia muito mais as pessoas do que um gato; porém, Garfield demonstrou o contrário, ao correr atrás do cão de Jon. Por outro lado, a agressividade de Garfield também é surpreendente, já que Jon afirmou que os gatos são meigos.

b) Ponto de exclamação e pontos finais. 

c) A vírgula não poderia ser utilizada nas frases da tira porque não se separa com vírgula o sujeito de seu predicado nem o verbo de seus complementos.

Tabela | Resumo sobre verbos