Exercícios sobre verbos para 8ºano - parte 1 (revisão)


Para recordar:
Os verbos são palavras que, indicando época: 

* ligam e atribuem um estado ou característica aos seres. Exemplos: ser, estar, ficar, parecer, permanecer, andar. "[...]" O que pretende com isso? Vai ficar rico vendendo palavras?" 

* expressam: 

a) ação: algo que um ser faz. Exemplos: nadar, pedir, gritar, cavar, andar, comprar, escrever, etc.: "Eu fui ao oculista, pinguei um colírio daqueles brabos [...]" 
b) fato ou acontecimento: algo que ocorre ou se passa com um ser. Exemplos: ter, situar-se, esquecer, cair, crescer, morrer, etc.; "Minha avó morreu." 
c) fenômeno da natureza. Exemplos: ventar, nevar, escurecer, relampejar, chover, etc. 
Choveu muito no sul e no norte do país. 
d) sentimento: amar, odiar, gostar, detestar, etc. "Acho que não gostei deste garçom". 

1. Depois de ler atenciosamente as informações acima, procure indicar a função dos verbos em negrito no pequeno texto abaixo. Diga se: 

* relacionam seres e suas características 
* expressam: ação, fato ou  acontecimento, sentimento, fenômeno da natureza 

Os homens andavam rapidamente. Trovejava e, vez por outra, um relâmpago cortava o céu. "Vai chover grosso" falou um deles  Melhor apressar o passo para chegar à sede da fazenda antes da chuva. 
Nisso, o da frente tropeçou em algo e soltou um palavrão. "Já não estou enxergando nada... o que é isto aqui?" Chutaram, cutucaram... parecia um baú. 
 "Tem alguma coisa aí dentro"! 
 "Vam'imbora." 
 "Não. Abre. Vamos ver o que tem dentro". 
O baú estava cheio de areia. Os homens que já sonhavam com um tesouro ficaram decepcionados. 
 "Detesto ser feito de trouxa", resmungou um deles. 
Seguiram caminho, cabisbaixos. Esqueceram o incidente tão logo chegaram à sede.

2. Observe as formas dos verbos em negrito nos trechos abaixo retirados de um texto chamado "Manual de desculpas esfarrapadas". 

a) "Eu, que dou aula há alguns anos, já ouvi as histórias mais cabeludas, contadas com a cara mais lavada do mundo." 
b) "[...] o trabalho já tá bem adiantado, só falta digitar, só falta revisar, só falta grampear, só falta fazer a capa." 
c) "Pai, mãe e irmão é mais arriscado, porque fica fácil pro professor conferir se é verdade ou não."
d) "[...] de vez em quando a gente até se diverte vendo a aflição do aluno, admirando sua coragem, na hora de inventar as desculpas mais caraduras do mundo. Afinal de contas, sabemos que eles ainda estão aprendendo [...]" 
e) "'A culpa é de São Pedro', ele começou, esquecendo que no sul e no norte a chuva tinha sido abundante [...]" 

As formas verbais "contadas", "adiantado", "sido" terminadas em -ADO ou -IDO são chamadas particípio; as formas "revisar" "grampear", "fazer", "conferir", "inventar" terminadas em -AR, -ER ou -IR, são chamadas infinitivo, e as formas verbais "vendo", "admirando", "aprendendo" terminadas em -NDO são chamadas de gerúndio. O infinitivo, o particípio e o gerúndio são formas nominais do verbo. 

Agora você vai trocar as formas dos verbos que ocorrem nos trechos acima: 

a) Diga como é o infinitivo dos verbos, em destaque nos trechos acima, que estão no gerúndio e no particípio. 
b) Diga como é o gerúndio dos verbos que estão no infinitivo e no particípio. 
c) Diga como é o particípio das formas que estão no gerúndio e no infinitivo. 

Gabarito

1. 
"Parecia", "estava": relacionam seres e suas características. 
"Andavam", "cortava", "falou" : expressam ação. 
"Esqueceram": expressam um fato ou acontecimento. 
"Trovejava", "chover": expressam fenômenos da natureza. 
"Detesto" expressa sentimento. 

2.
a) Contar - adiantar - ver - admirar - aprender - ser 
b) Contando - adiantando - revisando - grampeando - fazendo - conferindo - inventando - sendo. 
c) Revisado - grampeado - feito - conferido - visto - admirado - inventado - aprendido. 
Professor(a): faça os alunos notarem que "feito" e "visto" não terminam em -ado ou -ido. Apresente a eles uma rápida explicação sobre particípios irregulares. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...