Neymar inaugura instituto para famílias carentes da Praia Grande
Atacante do Barcelona e da seleção brasileira vai ajudar cerca de dez mil pessoas com esporte, educação e assistência médica em estrutura de 8400 metros quadrados
Neymar inaugurou nesta terça-feira, em Praia Grande, litoral de São Paulo, o Instituto Projeto Neymar Jr. Em uma área de 8400 metros quadrados, no bairro Jardim Glória, o craque do Barcelona construiu o local onde serão atendidas crianças e famílias carentes da região. No total, cerca de dez mil pessoas serão beneficiadas.
No terreno, cedido pela prefeitura da cidade por trinta anos, renováveis por mais trinta, o atacante da seleção brasileira montou um complexo esportivo e também salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes, além de espaço médico e odontológico.
— Eu só tenho a agradecer, como falei com minha família hoje de manhã. Cada coisa que Deus vem fazendo na nossa vida que nem sei como agradecer. Estou realizando mais um sonho - disse o atacante, ao chegar para a solenidade de inauguração.
— Eu morei a duas quadras daqui e sei o quanto isso foi minha infância. Isso aqui é uma porta gigante para que possamos dar oportunidades a pessoas daqui - completou Neymar.
Pouco antes da estrela do Barcelona, o pai dele, que será vice-presidente do instituto, falou com a imprensa.
— Este é um projeto familiar. Era um sonho de família fazer algo assim. O Neymar saiu deste ambiente. Morávamos aqui perto. Sabíamos da dificuldade que tínhamos para que nossos filhos tivessem qualidade de vida, que pudessem se divertir, brincar, com direito ao esporte, lazer. É uma oportunidade para fazermos um pouco do que não tínhamos e entregar para a comunidade - afirmou o Neymar da Silva Santos, pai do jogador.
O evento de inauguração contou com a presença de convidados ilustres, como o técnico Bernardinho, do vôlei, e o nadador Cesar Cielo. Astros da música também passaram pelo local e Neymar aproveitou a apresentação da banda Os Travessos para dar uma palinha.
É necessário cumprir alguns critérios para usufruir do instituto, como residir nas microrregiões próximas ao prédio (Aeroclube, Aprazível, Guaramar, Guilhermina, Marília, São Sebastião, Sítio do Campo, Vila Sônia e Jardim Glória). As crianças (de 7 a 14 anos) precisam estar matriculadas na escola e ter ao menos 90% de frequência.
— É um projeto audacioso como o Neymar, ousado como ele. E não poderia ser diferente. Pensamos, sim, e era um desejo dele criar algo que pudesse ajudar essas crianças. Foi difícil no começo, mas acho que conseguimos trabalhar com êxito, com a ajuda dos parceiros que tivemos - completou o pai do atleta.
Além disso, a família deve ter, no máximo, renda per capita de até R$ 140 e estar cadastrada no programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Neymar e sua família escolheram o Jardim Glória, em Praia Grande, como sede para o instituto por ter sido um local que fez parte da história deles. Como lemas, o atacante do Barcelona e da seleção brasileira tem "assegurar o direito de brincar, jogar e praticar" e "o direito de estudar e ter acesso a toda informação segura".
Fonte: Globo Esporte. Neymar inaugura instituto para famílias carentes da Praia Grande. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia
1. Em que veículo ou suporte a notícia foi publicada?
2. O principal fato anunciado pela notícia é a inauguração de um instituto para famílias carentes. O que faz com que ela ganhe destaque?
3. O que o instituto criado por Neymar oferecerá?
4. Quais são as exigências para participar das atividades oferecidas pelo instituto?
5. O nome "Neymar" é substituído por outras expressões no decorrer da notícia.
a) Releia o texto e transcreva algumas dessas expressões.
b) Por que essas substituições foram feitas?
6. O que justifica a escolha do local de construção do instituto por Neymar?
7. Releia o fragmento a seguir:
— Eu só tenho a agradecer, como falei com minha família hoje de manhã. Cada coisa que Deus vem fazendo na nossa vida que nem sei como agradecer. Estou realizando mais um sonho — disse o atacante, ao chegar para a solenidade de inauguração.
Observando o termo destacado, o que podemos deduzir sobre os sonhos de Neymar?
8. Observe a expressão destacada a seguir:
O evento de inauguração contou com a presença de convidados ilustres, como o técnico Bernardinho, do vôlei, e o nadador Cesar Cielo. Astros da música também passaram pelo local e Neymar aproveitou a apresentação da banda. Os Travessos para dar uma palinha.
Ao empregá-la, que informação o jornalista dá ao leitor?
9. Releia este trecho:
É necessário cumprir alguns critérios para usufruir do instituto [...].
a) O fato destacado depende de uma ação anterior para acontecer. Que ação é essa?
b) De acordo com sua resposta anterior, o fato destacado indica uma certeza ou uma possibilidade?
10. Releia o seguinte trecho do artigo de opinião "Não somos macacos":
Só tiraremos "o peso" do racismo quando o combatermos com vigor [...].
a) O trecho apresenta uma certeza ou uma possibilidade de diminuição do racismo? Justifique.
b) Explique se haveria mudança de sentido se o trecho estivesse escrito da seguinte forma: "Só tiraremos o 'peso' do racismo se o combatermos com vigor".
Gabarito
1. Em um site de conteúdo esportivo.
2. Espera-se que o aluno perceba que o fato de o instituto ter sido inaugurado por Neymar, um jogador de futebol famoso, fez com que a notícia ganhasse destaque.
2. Espera-se que o aluno perceba que o fato de o instituto ter sido inaugurado por Neymar, um jogador de futebol famoso, fez com que a notícia ganhasse destaque.
3. Um complexo esportivo, salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes, além de espaço médico e odontológico.
4. E necessário residir nas microrregiões próximas ao prédio, ter de 7 a 14 anos, estar matriculado na escola e ter ao menos 90% de frequência. Além disso, a família deve ter renda per capita de até R$140,00 e estar cadastrada no programa Bolsa Família, do Governo Federal.
5.
a) "Atacante do Barcelona e da seleção brasileira", "craque do Barcelona", "o atacante da seleção brasileira", "o atacante", "estrela do Barcelona", "jogador", "atleta", "dele (s)".
b) Para evitar que o texto ficasse repetitivo.
6. O fato de o local ser próximo do lugar onde ele passou sua infância .
7. É possível deduzir que outros sonhos de Neymar já foram realizados, não sendo a inauguração do Instituto o único deles.
8. A informação de que Neymar cantou com a banda Os Travessos. A expressão "dar uma palinha" significa "dar uma amostra", "revelar um pouco"
9.
a) "É necessário cumprir alguns critérios".
b) Uma possibilidade. Professor, discuta com a turma a correlação dos tempos verbais. Mostre a importância do indicativo na frase, a certeza mostrada pelo uso desse modo. Sugerimos escrever a frase no quadro de giz e, por meio dela, mostrar a correlação dos tempos verbais e a ideia dada pelo subjuntivo.
10.
a) O trecho apresenta uma possibilidade, já que a diminuição do racismo depende de o combatermos com vigor.
b) "Espera-se que o aluno perceba que sim, já que o "se" reforça a ideia de a diminuição do racismo ser apenas uma possibilidade, pois mostra que há uma condição para que o fato ocorra.