Leia
o texto para responder à questão 1
PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
HTTP://WWW.SAOPAULO.SP.GOV.BR/CONHECASP/CUlTURASP
TURISMO>>> CULTURA >>>MÚSICA
As opções culturais no Estado de São
Paulo, em especial na capital, são inúmeras e atendem a todos os gostos e
bolsos. Há desde exposições e espetáculos ao ar livre, até museus de renome
internacional, e teatros que abrigam eventos de enorme sofisticação.
São Paulo acolhe durante todo o ano as
melhores e mais diversificadas programações culturais, como as mais respeitadas
orquestras, óperas, balés, exposições e espetáculos de todo o mundo. A Osesp
- Orquestra Sinfônica do Estado -, considerada referência na América Latina, é
uma das principais atrações da cidade.
Se você aprecia arte e cultura, venha
visitar São Paulo!
(Turismo. Cultura. Música. Disponível em:
http://www.saopaulosp.gov.br/conhecasp/culturas>. Acesso: 17.11..2012.
Adaptado)
Na última frase do texto, a expressão
verbal venha visitar, em destaque, é dirigida ao
(A) turista que
gosta de arte e cultura.
(B) governador do
Estado de São Paulo.
(C) trabalhador
que busca emprego em São Paulo.
(D) artista que
deseja se apresentar em São Paulo.
O
uso dos verbos na terceira pessoa do singular do modo imperativo afirmativo
mostra a intenção de instruir e influenciar a ação do leitor, mas também cria o
efeito de
(A) orientação.
(B) imobilidade.
(C) afetividade.
(D) integração.
Texto para a
questão 3
TECNOLOGIA
Tablets não fazem com que alunos se isolem
Há um receio recorrente entre os
docentes de que a tecnologia leve os estudantes a se fechar e não participar das
propostas de aula. A interatividade, no entanto, não corre perigo. Segundo
Adriana Martinelli, coordenadora da área de Educação e Tecnologia do Instituto
Ayrton Senna, é possível aproveitar computadores, tablets e celulares para estimular o contato e a conversa.
Ela aconselha os professores a se
familiarizar com as novas ferramentas. “É preciso vivenciar a cultura digital e
perceber que nós também fazemos parte dela”, diz a especialista.
(Revista Nova Escola, novembro de 2012)
A tese defendida no texto, sobre a
tecnologia, é de que ela
(A) atrapalha a
interação entre os alunos.
(B) afasta
professores e alunos.
(C) pode estimular
o contato e a conversa.
(D) coloca em
perigo a interação em sala.
Leia
o texto e responda à questão 4.
No ensino, como em outras coisas, a
liberdade deve ser questão de grau. Há liberdades que não podem ser toleradas.
Uma vez conheci uma senhora que afirmava não se dever proibir coisa alguma a
uma criança, pois deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. “E se a sua
natureza a levar a engolir alfinetes?”, indaguei.
Lamento dizer que a resposta foi puro *vitupério. No entanto, toda criança
abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolirá alfinetes, tomará
venenos, cairá de uma janela alta ou de outra forma chegará ao mau fim. Um
pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, não se lavam, comem demais, fumam
até enjoar, apanham resfriado por molhar os pés, e assim por diante- além do
fato de se divertirem importunando anseios, que nem sempre possuem a capacidade
de resposta de *Eliseu. Quem advoga
a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo,
o que Ihes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade:
a questão é até que ponto, e como deve ser exercido,
*vitupério: palavra,
atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém;
afronta.
*Eliseu é um profeta bíblico,
discípulo de Elias. Um dia, um grupo de rapazes zombou dele. O profeta amaldiçoou-os
em nome do Senhor. Imediatamente, saíram da floresta dois ursos, que
despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes (lI Reis. 2. 23-25). No texto, ao
falar de anciãos que não possuem capacidade de resposta de Eliseu, o autor quer
dizer que há anciãos que não podem se defender das zombarias de crianças.
(Bertrand Russel
Ensaios céticos. ln: Platão F. Savioli; José Luís Fiorin. Para entender o
texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.
2007. p. 90. Fragmento)
O tema
do texto é a liberdade como
(A) questão que
envolve gradação e limites.
(B) sinônimo de
autoridade e disciplina.
(C) valor absoluto,
sem restrições nem limites.
(D) valor
relativo, pois cada um faz o que quer.
Leia
o texto e responda à questão 5.
A RAPOSA E AS UVAS
De repente a raposa, esfomeada e
gulosa, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral. Olhou
e viu, à altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos. Armou o salto,
retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de
novo. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, não conseguiu nem
roçar as uvas. Desistiu, dizendo com raiva: "Ah, também, não tem
importância. Estão muito verdes" E foi descendo, com cuidado, quando viu à
sua frente uma pedra enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local em que
estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era
irregular e havia o risco de despencar; esticou a pata e... conseguiu! Com
avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas
estavam muito verdes!
Moral: A frustração é uma forma de julgamento
tão boa como qualquer outra.
(Millôr Fernandes.
Fábulas Fabulosas. Rio de Janeiro:
Nórdica. 1991)
O texto, o emprego do ponto de
exclamação na expressão “(...) esticou a pata... e conseguiu!"
(A) enfatiza a
raiva da raposa.
(B) evidencia o
perigo que a raposa coma.
(C) destaca o
sucesso da raposa.
(D) enfatiza o
sentimentalismo da raposa
Texto
para a questão 6.
Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz. s/nº
Tel.: (11) 3326-0775
Site: http://www.estacaodaluz.org.br
Horário: 3ª/dom 10h/17h
NOTA DO VIAJANTE
Como pode um museu sem acervo - pelo
menos sem acervo material- criar um padrão de excelência invejado no resto do
mundo? Com vídeos, um ótimo uso da tecnologia, atividades interativas e exposições
temporárias que fazem cair o queixo de quem nunca pensou que conhecer melhor a
língua portuguesa pudesse ser divertido. Não perca o vídeo exibido no 3° andar,
que dá passagem à emocionante exibição de imagens e sons com versos da
literatura brasileira, E fique de olho nas mostras periódicas: depois de
Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Gilberto Freyre, no segundo semestre de
2008 foi a vez de Machado de Assis receber sua homenagem no museu.
(Disponível
em: < http://viajeaqui.abril.com.br)
O Museu da Língua Portuguesa é
admirado por brasileiros e estrangeiros especialmente porque
(A) o prédio tem
uma localização privilegiada.
(B) o acervo
material é composto por muitas obras raras.
(C) há uma
quantidade imensa de visitantes todos os dias.
(D) faz um uso muito
produtivo da tecnologia.
Para
responder à questão 7, leia a notícia
Em São Paulo, a Secretaria Estadual de
Educação adiou o reinício das aulas de toda a rede para 17 de agosto. As
escolas que já haviam retomado suas atividades deverão suspendê-las, informou o
órgão em nota. Cera de 5,5 milhões de alunos serão afetados. Na maioria das
escolas, a volta às aulas estava prevista para o dia 3 de agosto.
“A decisão de indicar a ampliação das
férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da
OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre
estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de
crianças e adolescentes atendidas nos prontos-socorros paulistas devido a
problemas respiratórios”, informou a Secretaria da Saúde em nota.
(Disponível
em: www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano. Acesso: agosto de 2011)
Em Português, alguns substantivos têm
uma forma única para indicar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo
feminino, como é o caso de vítima, que é palavra do gênero feminino e só aceita
artigo no feminino. Observando a nota da Secretaria da Saúde, confirma-se que
há um substantivo dessa mesma natureza. Trata-se de
(A) crianças.
(B) estudantes.
(C) alunos.
(D) adolescentes.
Imagem: Google
Gabarito: A | A | C | A | C | D | A