Atividades de português para Saresp (9ºano)


Leia o texto para responder à questão 1 

 PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
HTTP://WWW.SAOPAULO.SP.GOV.BR/CONHECASP/CUlTURASP
TURISMO>>> CULTURA >>>MÚSICA

As opções culturais no Estado de São Paulo, em especial na capital, são inúmeras e atendem a todos os gostos e bolsos. Há desde exposições e espetáculos ao ar livre, até museus de renome internacional, e teatros que abrigam eventos de enorme sofisticação.
São Paulo acolhe durante todo o ano as melhores e mais diversificadas programações culturais, como as mais respeitadas orquestras, óperas, balés, exposições e espetáculos de todo o mundo. A Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado -, considerada referência na América Latina, é uma das principais atrações da cidade.
Se você aprecia arte e cultura, venha visitar São Paulo!

(Turismo. Cultura. Música. Disponível em: http://www.saopaulosp.gov.br/conhecasp/culturas>. Acesso: 17.11..2012. Adaptado)

Na última frase do texto, a expressão verbal venha visitar, em destaque, é dirigida ao

(A) turista que gosta de arte e cultura.
(B) governador do Estado de São Paulo.
(C) trabalhador que busca emprego em São Paulo.
(D) artista que deseja se apresentar em São Paulo.

Leia atentamente o quadro abaixo para responder à questão número 2.


O uso dos verbos na terceira pessoa do singular do modo imperativo afirmativo mostra a intenção de instruir e influenciar a ação do leitor, mas também cria o efeito de

(A) orientação.
(B) imobilidade.
(C) afetividade.
(D) integração.

Texto para a questão 3

TECNOLOGIA
Tablets não fazem com que alunos se isolem

 Há um receio recorrente entre os docentes de que a tecnologia leve os estudantes a se fechar e não participar das propostas de aula. A interatividade, no entanto, não corre perigo. Segundo Adriana Martinelli, coordenadora da área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna, é possível aproveitar computadores, tablets e celulares para estimular o contato e a conversa.
Ela aconselha os professores a se familiarizar com as novas ferramentas. “É preciso vivenciar a cultura digital e perceber que nós também fazemos parte dela”, diz a especialista.

(Revista Nova Escola, novembro de 2012)

A tese defendida no texto, sobre a tecnologia, é de que ela

(A) atrapalha a interação entre os alunos.
(B) afasta professores e alunos.
(C) pode estimular o contato e a conversa.
(D) coloca em perigo a interação em sala.

Leia o texto e responda à questão 4.

No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser questão de grau. Há liberdades que não podem ser toleradas. Uma vez conheci uma senhora que afirmava não se dever proibir coisa alguma a uma criança, pois deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. “E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?”, indaguei.
Lamento dizer que a resposta foi puro *vitupério. No entanto, toda criança abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolirá alfinetes, tomará venenos, cairá de uma janela alta ou de outra forma chegará ao mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, não se lavam, comem demais, fumam até enjoar, apanham resfriado por molhar os pés, e assim por diante- além do fato de se divertirem importunando anseios, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de *Eliseu. Quem advoga a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que Ihes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade: a questão é até que ponto, e como deve ser exercido,

*vitupério: palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta.
*Eliseu é um profeta bíblico, discípulo de Elias. Um dia, um grupo de rapazes zombou dele. O profeta amaldiçoou-os em nome do Senhor. Imediatamente, saíram da floresta dois ursos, que despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes (lI Reis. 2. 23-25). No texto, ao falar de anciãos que não possuem capacidade de resposta de Eliseu, o autor quer dizer que há anciãos que não podem se defender das zombarias de crianças.

(Bertrand Russel Ensaios céticos. ln: Platão F. Savioli; José Luís Fiorin. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. 2007. p. 90. Fragmento)

O tema do texto é a liberdade como

(A) questão que envolve gradação e limites.
(B) sinônimo de autoridade e disciplina.
(C) valor absoluto, sem restrições nem limites.
(D) valor relativo, pois cada um faz o que quer.


Leia o texto e responda à questão 5.

A RAPOSA E AS UVAS

De repente a raposa, esfomeada e gulosa, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral. Olhou e viu, à altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, não conseguiu nem roçar as uvas. Desistiu, dizendo com raiva: "Ah, também, não tem importância. Estão muito verdes" E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar; esticou a pata e... conseguiu! Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes!

Moral: A frustração é uma forma de julgamento tão boa como qualquer outra.

(Millôr Fernandes. Fábulas Fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica. 1991)

O texto, o emprego do ponto de exclamação na expressão “(...) esticou a pata... e conseguiu!"

(A) enfatiza a raiva da raposa.
(B) evidencia o perigo que a raposa coma.
(C) destaca o sucesso da raposa.
(D) enfatiza o sentimentalismo da raposa

Texto para a questão 6.

Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz. s/nº
Tel.: (11) 3326-0775
Site: http://www.estacaodaluz.org.br
Horário: 3ª/dom 10h/17h

NOTA DO VIAJANTE

Como pode um museu sem acervo - pelo menos sem acervo material- criar um padrão de excelência invejado no resto do mundo? Com vídeos, um ótimo uso da tecnologia, atividades interativas e exposições temporárias que fazem cair o queixo de quem nunca pensou que conhecer melhor a língua portuguesa pudesse ser divertido. Não perca o vídeo exibido no 3° andar, que dá passagem à emocionante exibição de imagens e sons com versos da literatura brasileira, E fique de olho nas mostras periódicas: depois de Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Gilberto Freyre, no segundo semestre de 2008 foi a vez de Machado de Assis receber sua homenagem no museu.

(Disponível em: < http://viajeaqui.abril.com.br)

O Museu da Língua Portuguesa é admirado por brasileiros e estrangeiros especialmente porque

(A) o prédio tem uma localização privilegiada.
(B) o acervo material é composto por muitas obras raras.
(C) há uma quantidade imensa de visitantes todos os dias.
(D) faz um uso muito produtivo da tecnologia.


Para responder à questão 7, leia a notícia

Em São Paulo, a Secretaria Estadual de Educação adiou o reinício das aulas de toda a rede para 17 de agosto. As escolas que já haviam retomado suas atividades deverão suspendê-las, informou o órgão em nota. Cera de 5,5 milhões de alunos serão afetados. Na maioria das escolas, a volta às aulas estava prevista para o dia 3 de agosto.
“A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos prontos-socorros paulistas devido a problemas respiratórios”, informou a Secretaria da Saúde em nota.

(Disponível em: www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano. Acesso: agosto de 2011)

Em Português, alguns substantivos têm uma forma única para indicar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo feminino, como é o caso de vítima, que é palavra do gênero feminino e só aceita artigo no feminino. Observando a nota da Secretaria da Saúde, confirma-se que há um substantivo dessa mesma natureza. Trata-se de

(A) crianças.
(B) estudantes.
(C) alunos.
(D) adolescentes.



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