AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – VERBOS
**Gabarito no final**
1. Leia a notícia a seguir.
Após mais de 50 horas, chuvas dão trégua em Natal
1. Leia a notícia a seguir.
Após mais de 50 horas, chuvas dão trégua em Natal
As chuvas que começaram a cair em
Natal na sexta-feira (13) deram uma trégua por volta das 11 h30 deste domingo
(15). De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), em 48 horas
choveu 285 mm na capital potiguar. A média histórica de chuvas no mês de junho
em Natal, ainda segundo a Emparn, é de 284 mm. "Choveu nestes dois dias o
equivalente à média histórica de todo o mês de junho", afirmou o
meteorologista Gilmar Bristot.
Ainda segundo o meteorologista da
Emparn, o sol só deve aparecer mesmo na tarde da segunda-feira (16).
Disponível em:
<http://www.alagoas24horas.com.br/conteudol?vCod=203623>.
a) Qual
comparação apresentada na notícia comprova o alto volume de chuvas na cidade de
Natal?
b) Para realizar
essa comparação foi utilizada uma palavra que indica um fenômeno da natureza.
Que palavra é essa?
2. No trecho a
seguir é relatada a história do marinheiro Velasco, que ficou à deriva por dez
dias após cair de um navio. A história foi registrada pelo escritor colombiano
Gabriel García Márquez. Leia e responda às questões.
No começo me pareceu impossível permanecer três horas sozinho no mar. Mas às
cinco, quando já se tinham passado cinco horas, achei que ainda podia esperar uma hora mais. O sol estava descendo.
Ficou vermelho e grande no ocaso, e então comecei a me orientar. Sabia agora por onde apareceriam os
aviões: pus o sol à minha esquerda e
olhei em linha reta, sem me mexer,
sem desviar a vista um só instante, sem me atrever a piscar, na direção em que
devia estar Cartagena, segundo minha orientação. Às seis, doíam meus olhos. Continuava, porém, olhando. Inclusive depois que
começou a escurecer, continuei olhando
com uma paciência firme e rebelde.
Para um esfomeado marinheiro solitário
no mar, a presença das gaivotas é uma mensagem de esperança. Geralmente, um
bando de gaivotas acompanha os
navios, mas só até o segundo dia de navegação, sete gaivotas sobre a balsa
significavam a proximidade da terra.
Gabriel García
Márquez. Relato de um náufrago. Rio
de Janeiro: Record, 2002.
a) Nesse trecho,
quais verbos e locuções verbais fazem referência às ações e às impressões do
marinheiro?
b) Esses verbos
indicam que as ações ocorreram em que tempo?
c) O que a presença
das gaivotas representa para o marinheiro?
3. Leia a tira e responda às questões a seguir.
a) Dentinho tem
um receio. Qual é?
b) Observe a
fala de Roque no primeiro quadrinho. Em que tempo e modo está o verbo?
Leia o texto abaixo, que explica o
significado das cores da bandeira brasileira e responda às questões 4, 5, 6.
A
bandeira brasileira
Você já deve ter lido que o verde de
nossa bandeira representa as florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas
minerais; o azul, o céu; e o branco, a paz. Certo? Bem, esta é uma das
interpretações. Os historiadores
preferem uma outra versão. O verde e o amarelo entraram na nossa bandeira
em 1822, num trabalho do pintor francês Jean-Baptiste Debret, fundador da
Academia de Belas-Artes brasileira. O verde representava a Casa Real Portuguesa
de Bragança (família de D. Pedro I), e o amarelo, a Casa Imperial Austríaca de
Habsburgo (família da princesa Leopoldina).
O losango foi uma homenagem de D. Pedro
I ao general francês Napoleão Bonaparte (o losango dentro do retângulo era uma
das formas preferidas das bandeiras militares napoleônicas). O azul e o branco
também eram cores usadas em bandeiras portuguesas.
Marcelo
Duarte. Almanaque das bandeiras. São
Paulo: Moderna, 2001. p. 12.
4. Que verbo
está implícito no trecho: "o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; o
azul, o céu' e o branco a paz"? Explique.
5. Releia a
frase em destaque e escreva em que tempo o verbo preferir está. O que o uso
desse tempo verbal pode revelar sobre a opinião dos historiadores?
6. Qual é a
locução verbal presente na primeira frase do texto?
Texto para a questão 7.
Plante
um feijãozinho
Você vai precisar de:
* Um
copo plástico descartável
* Cerca
de 5 gramas de algodão [...]
* Um
grão de feijão
* Água
Primeiro você precisa umedecer o
algodão com a água. Depois forre o
fundo do copo descartável com o algodão umedecido.
Coloque
seu
feijão sobre o algodão, coloque o
copo em um local iluminado e não deixe o
algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos.
Mais ou menos em 3 dias a raiz
começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
Disponível em:
<http://www.acessa.com/infantil/arquivo/dicas/2003/09/10-feijao/>.
a) Qual é a
finalidade desse texto?
b) Indique o
modo dos verbos em destaque no texto.
8. Reescreva o
poema, usando os verbos no passado.
O
acrobata
O acrobata desenha com o corpo
uma pirueta no céu:
pula e vira
salta e rola
dança e gira
solto no ar
como se fosse um balão.
Roseana
Murray. O circo. Belo Horizonte: Miguilim, 1986.
9. Complete as
lacunas passando os verbos destacados para o futuro ou para o passado
(pretérito perfeito) conforme o sentido da frase. Observe o modelo.
Hoje a escola
não abre, mas amanhã ela abrirá.
a) O jogo sempre
começa às nove horas, mas
ontem_________às sete.
b) O exame de
hoje termina ao meio-dia. O de
amanhã_______ à uma da tarde.
c) Normalmente
os alunos entram às oito horas, mas
amanhã______às nove.
d) Nós sempre almoçamos em casa, mas
ontem_______no restaurante.
e) Ela
geralmente canta muito bem, mas
ontem______mal.
f) Visito meus parentes com frequência. No
próximo sábado_______meus avós.
g) Eles sempre chegam pontualmente, mas
ontem______atrasados.
h) Saio do trabalho às seis, mas
amanhã______às cinco.
10. Leia as
frases e indique o modo em que estão os verbos destacados.
a) Espero que
você participe da nossa festa.
b) Por favor, volte cedo para casa!
c) O surfista correu para o mar.
d) Não faça barulho!
e) Quero que
você conheça meus amigos.
f) Pode ser que chova amanhã.
g) O rato roeu a roupa do Rei de Roma.
h) A previsão é
de que choverá hoje à tarde.
11. Complete as
lacunas com os verbos indicados no presente do indicativo.
a)
Ela_______cedo
todos os dias. (acordar)
b)
Nós_______o
texto. (analisar)
c)
As
crianças_______pelo jardim. (correr)
d)
Os
alunos_______a explicação do professor. (entender)
e)
Você________uma
carta. (escrever)
f)
Eu_______o
lanche com você. (dividir)
g)
Nós_______com
esse calor. (sofrer)
h)
O
professor_______os trabalhos dos alunos. (devolver)
i)
Aquele
grupo______rapidamente tudo o que é explicado. (entender)
j)
Os
aprendizes______a receita receosos de esquecer alguma etapa.
(consultar)
k)
O
pacote_______refeições completas. (incuir)
l)
O
garoto______aprender a surfar. (desejar)
12. Complete as lacunas das frases, usando os verbos indicados no imperfeito do indicativo.
a)
Eu_______música
quando meus colegas chegaram. (escutar)
b)
Eu________no
sofá quando minha irmã entrou. (descansar)
c)
Nós_________um
lanche quando o telefone tocou. (comer)
d)
A
criança________no berço enquanto a mãe lia um livro. (dormir)
e)
Nós
jogávamos bola enquanto ele__________de bicicleta. (andar)
f)
Nas
férias, ele sempre__________às nove horas. (acordar)
13. Passe os
verbos das frases abaixo para o perfeito do indicativo conforme o exemplo: Ele acaba o serviço. > Ele acabou o serviço.
a)
Ele
analisa o texto.
b)
Ela
escreve um bilhete.
c)
Marcelo
desiste do jogo.
d)
Eu
abro as janelas.
e)
Ela
compra a bicicleta.
f)
O
cão vigia a casa.
14. Complete as
frases usando os verbos indicados no futuro do presente.
a)
Eles_________de
ouvir essa notícia. (gostar)
b)
Nossa
classe_________ao cinema amanhã. (ir)
c)
Eu_________esse
passeio com meus pais. (fazer)
d)
Nós________esse
livro no próximo semestre. (ler)
e)
Tenho
certeza de que eles__________a verdade. (dizer)
f)
Esse
artista________guitarra na festa. (tocar)
g)
A
expedição_________no mês que vem. (partir)
h)
Os
alunos_________seus pais à festa da escola. (trazer)
i)
Você_________à
minha casa amanhã? (vir)
j)
Eu________na
escola amanhã cedo. (estar)
15. Reescreva as
frases substituindo as expressões destacadas pela forma simples do futuro do
presente. Veja o exemplo: Vamos viajar amanhã.
> Viajaremos amanhã.
a)
Vou sair
mais cedo amanhã.
b)
Vamos fazer
essa viagem nas férias.
c)
Mateus
vai estudar nessa escola.
d)
A
escola vai organizar uma excursão.
e)
A
professora vai pôr os livros no
armário.