2 de julho de 2016

Interpretação de crônica Vida urbana - Lima Barreto - PDF com gabarito


Participe do grupo fechado para professores com sugestões de atividades (aqui)!

A crônica é um gênero textual que trata de assuntos do cotidiano das pessoas: uma situação embaraçosa, um problema social, uma profissão etc. 

Leia o trecho de uma crônica do jornalista e escritor Lima Barreto (1881-1922) e observe a análise que o autor nela desenvolve. 

Atualmente, nada mais mete medo a um pobre diabo que a tal história de aluguel de casa. Não há quem não esteja pagando, por trapeiras, exorbitantes locações dignas de bolsos de ricaços [...] Um amigo, muito meu amigo mesmo, paga atualmente, nos confins dos subúrbios, o avantajado aluguel de duzentos e cinco mil-réis por uma casa que, há dois anos, não lhe custava mais de cento e cinquenta mil-réis. Para melhorar um tão doloroso estado de coisas, a prefeitura pôs abaixo o Castelo e adjacências, demolindo alguns prédios, cujos moradores vão aumentar a procura e encarecer, portanto, ainda mais, as rendas das habitações mercenárias. 
A municipalidade desta cidade tem dessas medidas paradoxais, para as quais chamo a atenção dos governos das grandes cidades do mundo. Fala-se, por exemplo, na vergonha que é a Favela, ali, numa das portas de entrada da cidade - o que faz a nossa edilidade? Nada mais, nada menos do que isto: gasta cinco mil contos para construir uma avenida nas areias de Copacabana. Clama-se contra as péssimas condições de higiene do matadouro de Santa Cruz, imediatamente a prefeitura providencia chamando concorrência para a construção de um prado de corridas modelo, no Jardim Botânico, à imitação de Chantilly. 
De forma que a nossa municipalidade não procura prover as necessidades imediatas dos seus munícipes, mas as suas superfluidades. [...] 

1. Qual o assunto abordado por Lima Barreto em sua crônica? 
2. A crônica inicia-se com o advérbio "Atualmente". A que momento esse advérbio situa os fatos? 
3. Embora o leitor reconheça o assunto tratado como sendo ainda atual, existem referências no texto que indicam uma situação específica do passado histórico. Identifique algumas dessas referências.
4. Levando em conta que as crônicas podem ser narrativas, argumentativas ou poéticas, como se classifica a crônica de Lima Barreto? Por quê?  
5. Que opinião o cronista deixa transparecer sobre o problema apontado na cidade carioca?