12 de julho de 2016

Colocação pronominal em tirinha


Leia a tira.


a) No 1º e no 2º quadrinhos da tira, o pronome oblíquo átono me foi empregado em locuções verbais. A colocação dos pronomes está de acordo com a fala brasileira. Ela está de acordo também com a norma-padrão? Justifique sua resposta.

b) De acordo com a norma-padrão, que outras possibilidades haveria para a colocação dos pronomes oblíquos?

GABARITO

a) No 1º quadrinho sim, pois a conjunção se está distante do pronome me e, por isso, não tem poder de atração. No 2º quadrinho, não, pois o advérbio jamais atrai o pronome oblíquo; assim, de acordo com a norma-padrão, a colocação adequada é a próclise. 

b) No 1º quadrinho, "o quanto você me iria atormentar" e "o quanto você iria atormentar-me". No 2º quadrinho, apenas: "jamais me teria separado".

Para + EXERCÍCIOS, clique aqui.