10 de maio de 2016

Exercício sobre adjetivo | Texto: A maratona do herói



ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

A MARATONA DO HERÓI

A maratona é a mais longa, difícil e emocionante prova olímpica. Desde 1908, seu percurso é de 42.195 m. Tudo começou no ano de 490 a.C, quando soldados gregos e persas travaram uma batalha que se desenrolou entre a cidade de Maratona e o mar Egeu. 
A luta estava difícil para os gregos. Comandados por Dario, os persas avançaram seu exército em direção a Maratona. Milcíades, o comandante grego, resolveu pedir reforço. Chamou Fidípides, um de seus valentes soldados. Ótimo corredor, ele levou o apelo de cidade em cidade até chegar em Atenas, 40 km distante. Voltou com 10 mil soldados e os gregos venceram a batalha, matando 6.400 persas.
Entusiasmado com a vitória, Milcíades ordenou que Fidípides fosse correndo até Atenas outra vez para informar que eles tinham vencido a batalha. Fidípides foi de novo, sem parar.
Quando chegou ao seu destino, só teve forças para dizer uma palavra: "Vencemos!". E caiu morto. Em 1896, durante os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Fidípides foi homenageado com a criação da prova. No início, a distância a ser percorrida era de 40 km, a mesma que separava Maratona de Atenas. 

(Marcelo Duarte. O 9uia dos curiosas. 3. ed. São Paulo: Panda Books. 2005. p. 245.) 

1. Quais adjetivos são utilizados no texto para caracterizar a prova olímpica da maratona? 

2. Observe estas frases: 

"soldados gregos e persas travaram uma batalha" 

"os persas avançaram" 
"os gregos venceram a batalha" 

Os termos destacados nas frases são substantivos ou adjetivos? 
Justifique sua resposta.