14 de janeiro de 2016

Exercícios de revisão sobre período composto por subordinação | 1º ano ensino médio

Período composto por subordinação - Orações subordinadas - Exercícios 9ºano com gabarito


PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
**Gabarito no final**

Clique na imagem para ampliar.
1. Releia.

I. Nada é mais triste.
II. Entre aqui e saia da chuva.

> As orações são frases que possuem verbos. Considerando que cada verbo (ou locução verbal) corresponde a uma oração, quantas orações há em cada uma dessas frases?

2. Observe e responda as questões. 

I. Entre aqui e saia da chuva!
II. Acho que eu estava indo bem...

a) Quantos verbos ou locuções verbais há em cada oração?
b) Esses períodos são compostos ou simples?


VAMOS LEMBRAR
> Quando temos dois ou mais verbos usados lado a lado para indicar um único acontecimento, damos o nome de locução verbal.
> Há dois tipos de período composto: período composto por coordenação e período composto por subordinação.
> Resumidamente, as orações coordenadas são independentes, têm sentido completo, enquanto as orações subordinadas não têm sentido completo, pois cumprem o papel de um termo da oração principal e, portanto, dependem de outras orações para formar períodos com sentido.


3. Leia a tira a seguir para responder as questões.

Clique na imagem para ampliar.

a) Na fala de Calvin no primeiro quadrinho, há quantos períodos? Eles são simples ou compostos?

b) Quantas orações há na fala dita por Calvin no último quadrinho? Explique sua resposta.

c) Leia as frases a seguir, identifique os períodos simples, compostos por coordenação ou por subordinação e justifique sua resposta.

> Produção bate recorde, mas IBGE vê ritmo mais moderado na indústria.
> [...] Narizinho lembrou-se de que havia deixado a boneca debaixo da jabuticabeira.
> Tubulação rompe e causa alagamento na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre.
> Para os babilônios e egípcios, os céus eram mágicos, a morada dos deuses, ponte entre o humano e o divino.

4. Leia as frases abaixo e assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas.

> O mundo estava cheio de deuses no início da história da nossa espécie e, para muitas pessoas, assim continua.
> Os sintomas e as sensações de muitos personagens indicam que Shakespeare tinha uma noção particularmente aguçada do relacionamento do relacionamento entre mente e corpo.

a) No primeiro período, há duas orações coordenadas, porque não há dependência sintática entre elas. (V/F)

b) No primeiro período, há três orações: duas coordenadas e uma subordinada. (V/F)

c) No segundo, há apenas uma oração, pois não há vírgulas. (V/F)

d) No segundo há duas orações, pois há dois verbos. (V/F)

e) No segundo, a oração "que Shakespeare tinha uma noção particularmente aguçada do relacionamento entre mente e corpo" completa o sentido do verbo indicar ("Os sintomas e as sensações de muitos personagens indicam" alguma coisa). (V/F)