28 de setembro de 2015

Análise e Interpretação de Cartum | Enem



1. Cartum é um texto de humor que geralmente faz uma crítica a um fato ou uma pessoa. Qual é o fato criticado pelo cartum?

2. Que elementos do cartum permitem identificar o fato por ele criticado?

Gabarito:

O fato criticado é o consumismo infantil, ou seja, a exposição ao consumismo a que as crianças, desde cedo, são submetidas. São elementos do cartum que permitem identificar o fato por ele criticado: os personagens (o vendedor), a mãe e a filha (que, provavelmente, estão em uma loja) e a boneca "pequena consumidora". Além do nome da boneca, há também a frase verbal "mamãe vamos ao shopping" ... é três vezes no cartão".

13 de setembro de 2015

Análise Tirinha Mafalda - Sujeito


1. Qual é o sujeito do exemplo dado por Mafalda?

2. Leia as orações abaixo e responda as questões.

> Certamente o advento do cinema falado fez mal aos atores de cinema mudo.
Esquetes, montagens capciosas de imagens de celebridades em momentos constrangedores e paródias de notícias representam esse novo humor.

a) Qual é o sujeito de cada uma das orações?
b) Destaque o núcleo de cada um desses sujeitos.

3. Agora leia estas orações.

> A chegada de um novo meio aniquila o anterior.
> Aqui jaz a anedota.
> Por outro lado, nunca se conviveu com tanto humor.
> Ligue o computador.

a) Em qual delas o sujeito não aparece explicitamente, mas pode ser facilmente identificado pela terminação do verbo?
b) Em qual delas não é possível saber ou determinar de quem se está falando?

9 de setembro de 2015

Exercícios sobre aposto com respostas

1. Leia a tira.


VEJA TAMBÉM:
Aposto - Atividade com interpretação de texto em PDF

a) Identifique os apostos em cada uma das falas e classifique-o.
R. "Otto, terceiro na linha de sucessão"; "Harold, quarto na fila do banheiro" - apostos explicativos. "Príncipe Otto"; "Príncipe Harold - apostos especificativos. 

2. No texto a seguir, identifique o aposto  e explique qual é a sua relação com a palavra a que se refere.

Ele nos contava que havia três espécies de mar: o mar mesmo, a maré, que é menor do que o mar, e a marola, que é menor do que a maré.
Rubem Braga. O conde e o passarinho

R. "O mar mesmo, a maré, que é menor do que o mar, e a marola, que é menor do que a maré" - aposto enumerativo.

7 de setembro de 2015

Análise Tirinha Mafalda - Crase

Leia a tira a seguir para depois refletir sobre ela. 


LEIA TAMBÉM:

Exercícios sobre crase com gabarito comentado

1. Explique a diferença de sentido existente entre a fala de Mafalda (primeiro quadrinho) e a fala do homem idoso (segundo quadrinho).

2. Que relação se pode estabelecer entre os padrões gráficos das letras com que se escrevem as duas primeiras falas e o sentido dessas falas?

3. O efeito de humor da tira é obtido principalmente com a fala de Mafalda no terceiro quadrinho. Explique por que isso acontece.

4. Elabore uma hipótese para justificar o uso do acento grave em "cheguei à primavera".

LEIA TAMBÉM:
+ Exercícios sobre crase com respostas
Questão sobre crase FGV
Ocorrência de crase em tirinha do Calvin (exercício)
Regra para uso de crase (exemplo)
Exercícios sobre CRASE com gabarito para praticar



GABARITO

1. Mafalda comemora a chegada da primavera (a primavera chegou), enquanto o idoso parece feliz por ter conseguido viver até a primavera. Observe que ambos os personagens introduzem sua fala com a expressão "graças a Deus". No caso de Mafalda, trata-se mais de uma exclamação comum, banal; no caso do velho, a ideia de agradecimento a Deus é mais forte. 

2. A fala de Mafalda foi escrita com letras grandes e escuras, para enfatizar sua força e vitalidade. A fala do idoso foi escrita com letras menores e tremidas, o que leva a inferir sua fragilidade.

3. Porque, ao ouvir o idoso, ela conclui que seu entusiasmo com a chegada da primavera é insignificante, fútil. Afinal, ele tem um motivo muito mais relevante para celebrar a chegada da nova estação.

4. Uso do acento grave é necessário para atender à regência do verbo "chegar", que exige a preposição "a" para ligar-se a um complemento, segundo as regras da gramática normativa. 

6 de setembro de 2015

Exercícios sobre Regência Verbal e Nominal

**Gabarito no final**

1. Leia a frase transcrita a seguir para responder às questões propostas.

Escolha um trabalho que goste, e não terá que trabalhar nem um dia da sua vida. (Confúcio)                

a) No texto, observa-se uma inadequação no que se refere à regência verbal, tendo em vista a variante normativa da língua. Transcreva o trecho em que isso ocorre. 
b) Reescreva o trecho, adequando-o às normas da gramática normativa.
c) Elabore uma hipótese para explicar a ocorrência dessa inadequação. 
d) Explique o sentido geral do texto com base nos sentidos atribuídos aos termos "trabalho" e "trabalhar".

2. Compare estas duas frases e responda: qual das duas frases comunica a ideia de que o pai é mais acessível aos filhos? Justifique sua resposta. 

I. O pai sempre deve falar aos filhos.
II. O pai sempre deve falar com os filhos.

3. Leia com atenção a tira a seguir.


a) Qual é a regência dos verbos "preocupar-se", "preparar" e "pensar" na tira?

4 de setembro de 2015

Exercícios emprego S e Z - Ensino Fundamental


1. Leia a tira.

a) Calvin reconhece que foi rude com Susie. Como se chama a qualidade de quem é rude? rudeza
b) Ao ser gentil com Susie, Calvin praticou um ato de quê? de gentileza
c) Ao comandar a brincadeira, Susie mostrou a qualidade de quem é esperto. Que nome se dá a essa qualidade? esperteza

2. Complete as frases a seguir com os substantivos correspondentes.

a) A qualidade do belo é: beleza
b) A qualidade do puro é: pureza
c) A propriedade do leve é a: leveza
d) A qualidade do avaro é a: avareza

3. Copie as frases com seus substantivos abstratos correspondentes.

a) A qualidade do insensato é a : insensatez
b) O estado do embriagado é a: embriaguez
c) A propriedade do sólido é a: solidez
d) O modo de ser do tímido é a: timidez

4. Imagine que uma pizzaria perto de sua casa anunciasse no cardápio uma pizza de "calabreza". Essa grafia estaria correta? Por quê?
Não, o correto é calabresa, feminino de calabrês, adjetivo gentílico (calabrês = da Calábria).

Interpretação de Tirinha O Pança, de Caetano Cury - Ensino Fundamental

1. Leia a tira

a) No primeiro quadrinho, por que a personagem Pança está tão contente?
b) Qual é a opinião do colega sobre o novo celular?
c) Qual é a função do advérbio ainda na fala do colega, ao apresentar seu celular?


GABARITO

a) Porque tem um celular novo.
b) O colega acha que o celular está ultrapassado, pois é muito grande e não possui outras funções, como tirar foto, tocar mp3, receber e enviar e-mails, etc.
c) A função é acrescentar qualidades ao próprio celular, valorizando-o.