10 de julho de 2015

Exercício sobre frase nominal - Tirinha Garfield - Ensino Fundamental (6º ano)

Leia a tirinha.


a) Identifique no texto duas frases nominais.
b) Que personagem as pronuncia e o que elas expressam?
c) O último quadrinho confirma aquilo que elas expressam? Por quê?
d) Substitua a fala de Garfield no último quadrinho por uma frase nominal, sem modificar o sentido da tira. 

GABARITO

a) "Que interessante, que informativo."
b) Quem as pronuncia é Garfield e elas expressam a sua opinião sobre o que Jon disse no primeiro quadrinho.
c) Espera-se que os alunos percebam que o último quadrinho quebra a expectativa criada no quadrinho anterior, pois Garfield afirma que nunca mais beberá leite.
d) Resposta pessoal. Sugestão: Leite nunca mais!

9 de julho de 2015

Exercícios sobre sujeito e predicado com gabarito (7ºano)

Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download


1) Separe o sujeito e o predicado de cada oração.

a. Os meninos estão na quadra.
b. O enxame entrou na colmeia.
c. Algumas famílias passeiam pelo parque.
d. Diversas crianças jogam bola no campinho.
e. A cidade parece vazia hoje.
f. O sol desponta no horizonte.
g. Eles saíram mais cedo da academia.
h. Nós iremos ao cinema hoje à noite.

2) Indique os predicados das orações e as as locuções verbais.

a. Eles vão visitar uma exposição de artes.
b. O cãozinho saiu correndo pelas ruas.
c. A festa vai ser muito animada.
d. Meus primos foram viajar ontem.
e. O médico vai conversar com os pacientes.
f. O dia já está amanhecendo.

3) Sublinhe o núcleo do sujeito das orações a seguir.

a. Quatro pessoas telefonaram para você ontem.
b. Meus avós paternos preparam um delicioso jantar.
c. Vários times querem participar do campeonato.
d. Todos os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e. Meus primos trabalham nessa loja.
f. Nossa banda vai tocar amanhã.
g. Seu computador está desligado?
h. A chuva de ontem fez estragos na cidade.
i. Esses filhotes de aves ainda não podem voar.
j. Aqueles carros vão para a oficina amanhã.
k. A mesma música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l. Um único candidato faltou ao debate.

Interpretação de Tirinha Ensino Fundamental | Gaturro




1) A tira narra uma pequena história

a. Levante hipóteses: Em que lugar ela ocorre?
R. Provavelmente na casa em que Gaturro mora.

b. Quanto tempo dura a história? Onde é dada essa informação?
R. Dura 5 minutos. Essa informação é dada nas legendas em amarelo, que indicam a passagem do tempo.

2) Gaturro é um gato que tem comportamentos parecidos com os dos seres humanos. Qual das características humanas a seguir é a causa do comportamento de Gaturro na tira?

a. Bondade
b. Ansiedade
c. Controle
d. Interesse

3) Observe o dono do Gaturro no 1º quadrinho e no último quadrinho.

a. O que revela o gesto do homem no 1º quadrinho?
R. Revela advertência, ameaça.

b. E a expressão do homem no último quadrinho?
R. Revela surpresa, decepção. 

Atividade com Tirinha de Laerte | 7º ano


**Gabarito no final**

As ovelhas chegam de um evento e contam para uma amiga como foi.

1. Pela descrição feita, deduza: qual é esse evento?

2. Uma das ovelhas não foi ao evento. Qual delas não foi? Identifique-a pela cor.

3. De que cor são as ovelhas que foram ao evento?

4. O que a expressão "ovelha negra" ou ovelha negra da família" significa?

5. No último quadrinho uma das ovelhas diz: "Se você não estivesse de castigo ia adorar!". Na linguagem informal, o emprego da forma ia, do pretérito imperfeito do indicativo, é aceitável. Na norma padrão, entretanto, seria mais adequada outra forma, de outro tempo verbal. Qual seria essa forma?


GABARITO

1. O nascimento de Cristo.

2. A ovelha negra.

3. São brancas.

4. Significa que a pessoa a quem ela se refere é alguém que, num grupo, sobressai por suas más qualidades.

5. Iria

8 de julho de 2015

Questão Fuvest | Figuras de Linguagem


Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia - o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. 

Em "nas cidades, nas aldeias, nos povoados", "hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia" e "levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis", ocorreram, respectivamente, os seguintes recursos expressivos:

a) eufemismo, antítese, metonímia.
b) hipérbole, gradação, eufemismo.
c) metáfora, hipérbole, inversão.
d) gradação, inversão, antítese.
e) metonímia, hipérbole, metáfora.

GABARITO
Alternativa d.

Análise de Tirinha - Preposição


a) Que relação de sentido estabelece a preposição usada na tira?
R. A preposição CONTRA estabelece relação de oposição.

b) Como a linguagem visual contribui para o humor da tira?
R. O humor da tira nasce do fato de a personagem no canto direito estar levando um computador para ser vacinado contra vírus. O balão de fala do homem ao lado contém apenas um ponto de interrogação, indicando seu estranhamento diante da cena.

Atividade com História em Quadrinhos | Adjetivo, Substantivo



LEIA TAMBÉM:




a) Na historinha, a palavra vinho tem valor de adjetivo ou substantivo? Por quê?
R. De adjetivo, pois ela qualifica o substantivo tapete, indicando cor. 

b) Relacione o uso que o menino fez do tapete e o título da história. Que duplo sentido podemos perceber no uso da palavra verde?
R. O "verde" refere-se não só à cor do tapete, mas também à ideia de natureza, de grama. Por isso, o título também pode significar "viva a natureza". Professor: Explicar que, nesse segundo sentido ("viva a natureza"), a palavra verde funciona como substantivo.

c) Que adjetivo foi usado no último quadrinho?
R. Satisfeito

d) Passe esse adjetivo para o grau superlativo absoluto sintético.
R. Satisfeitíssimo

7 de julho de 2015

Exercícios sobre adjetivos | 7º ano Ensino Fundamental


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

1. Complete a explicação dos adjetivos destacados conforme o exemplo: 

Exemplo: Letra ilegível - Letra que não se consegue ler


a) Recado incompreensível.
b) Manda invisível a olho nu.
c) Desculpa inaceitável.
d) Reunião inadiável.
e) História inacreditável.
f. Raiva incontrolável.

2. Escreva os adjetivos que podem substituir as explicações a seguir conforme o exemplo.

Exemplo: Fato que não se consegue explicar. = Fato inexplicável.

a) Fortaleza que não se pode destruir.
b) Afirmação que não se pode discutir.
c) Tesouro que não se pode esgotar.
d) Animal que não se consegue domar.
e) História que não se consegue esquecer.
f) Calor que não se consegue suportar.

3. Amplie as frases, usando os adjetivos indicados. Associe esses adjetivos aos substantivos que achar adequados, variando-os em número e gênero conforme a necessidade. Veja o exemplo.
Observação professor: Em alguns casos, pode haver mais de uma resposta. O importante é que as frases construídas sejam coerentes.

Exemplo:
A nave voava pelo universo. (infinito/pequeno)
A pequena nave voava pelo universo infinito.

a) Uma turma de turistas embarcou nesse trem. (moderno/numeroso)
b) As estrelas pareciam pequenos pontos no céu. (distante/luminoso)
c) O jardineiro cuidava das flores do jardim da escola. (colorido/velho)
d) A menina mora com os pais nessa casa. (japonês/pequeno)
e) Um grupo de crianças brincava na piscina do clube. (grande/alegre)
f) Vi dois gatinhos tomando sol na janela da sala. (branco/grande)

4. Passe para o singular.

a) informações úteis
b) questões difíceis
c) trens velozes
d) flores azuis
e) notícias terríveis
f) homens cruéis
g) leões ferozes
h) mulheres gentis

5. Sublinhe e classifique os adjetivos presentes nas frases abaixo, informando se eles são simples ou compostos. 

a) A seleção brasileira vai jogar na Europa.
b) Um cantor norte-americano vai se apresentar no Brasil.
c) Nosso time tem uma camisa alvinegra.
d) Ele comprou uma paletó azul-marinho.
e) Ele é um homem gentil e educado.

6. Leia a tira.


a) Destaque todos os adjetivos presentes na tira.
b) Quais desses adjetivos são uniformes?

GABARITO


5 de julho de 2015

Debate de Opinião | Tema: Redes Sociais (Internet) Produção de Texto Oral


Nessa atividade, os alunos vão realizar um debate de opinião (regrado) a respeito de um tema controverso. Antes disso, apresente alguns conceitos  referentes a esse gênero de texto oral.

Debate de opinião (regrado)
**Atividades para serem realizadas em mais de uma aula (sequência didática)

Debate é uma situação de comunicação que permite desenvolver a capacidade de argumentação. Por meio dele, ampliam-se conhecimentos e concentra-se no foco da discussão. O debate permite ainda a mudança de valores e das normas de interação social.
Os debatedores devem trazer para o debate as diferentes opiniões que circulam na sociedade a respeito da questão discutida. 
Durante o debate, fazem críticas, posicionam-se, refutam o ponto de vista contrário com respeito e polidez. Trata-se de um momento privilegiado para que se tome consciência da pluralidade de opiniões e da importância de respeitar posições divergentes.
O debate de tema controverso não tem como objetivo a tomada de decisão, mas a apresentação de diferentes posições, com a finalidade de influenciar a posição do outro ou a própria

> Em sua opinião, a internet pode transformar as relações entre as pessoas?
> Quais são os pontos positivos e negativos do uso da internet e das redes sociais?
> O tema do debate a ser realizado será "A internet pode transformar-se em um problema para a vida pessoal dos usuários?".
> Para se preparar para o debate, leia os textos a seguir. 

Sim, é preciso ter cautela
Cinthya Oliveira

Segundo o consultor empresarial e professor do Centro Universitário Newton Paiva, Cristiano Lopes, famosos precisam ser assessorados por especialistas em comunicação até mesmo quando utilizam a internet. "As mídias sociais configuram-se como importante instrumento de divulgação, especialmente dos famosos. Acredito que a assessoria de imprensa de um famoso deve criar e definir a quantidade e forma de postagem, privilegiando a oportunidade de contato direto e imediato com os fãs." Segundo ele, um simples erro de ortografia pode significar perda de credibilidade junto aos seguidores. Perda de credibilidade não é um problema para Sasha Meneghel se preocupar por agora, mas, há dois anos, a filha de Xuxa sofreu com as agressões verbais que recebeu, ainda uma criança, postou que iria gravar uma "sena". [...]

4 de julho de 2015

Interpretação Tirinha Mafalda | Tipo de Oração Subordinada


a) Na tira, Mafalda e Felipe estão indignados com o que consideram uma falha dos dicionários. Que falha seria essa?

b) O autor faz uso de uma construção sintática que se repete no primeiro e no segundo quadrinhos. Identifique-a 

c) Que tipo de oração subordinada a conjunção "que" introduz para complementar essa construção? Classifique-a

d) Como essa repetição contribui para a construção do humor na tira?

e) Considerando o último quadrinho e a tira como um todo, é possível inferir a opinião das crianças a respeito da sopa? Que opinião é essa?

GABARITO

3 de julho de 2015

Questões de ACENTUAÇÃO vestibular e Enem


LEIA TAMBÉM:
Exercícios sobre acentuação com respostas

1. Leia a tira acima e indique o fundamento da afirmação feita pelo personagem.

2. Observe o título de uma matéria jornalística: "Múltis do Brasil 'invadem' a Argentina"

A respeito da palavra múltis, indique:
a) o seu significado.
b) o motivo de estar acentuada.
c) se o acento é ou não defensável.

3. Justifique o uso das aspas em 'invadem'.

4. (Enem) 
Diante da visão de um prédio com uma placa indicando SAPATARIA PAPALIA, um jovem deparou com a dúvida: como pronunciar a palavra Papalia?
Levando o problema à sala de aula, a discussão girou em torno da utilidade de conhecer as regras de acentuação e, especialmente, do auxílio que elas podem dar à correta pronúncia de palavras. Após discutirem pronúncia, regras de acentuação e escrita, três alunos apresentaram as seguintes conclusões a respeito da palavra PAPALIA:

I. Se a sílaba tônica for o segundo PA, a escrita deveria ser Papália, pois a palavra seria paroxítona terminada em ditongo crescente.
II. Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser Papalía, pois i e a estariam formando hiato.
III. Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser Papalia, pois não haveria razão para o uso do acento gráfico.

A conclusão está correta apenas em:
a) I.             b) II.                c) III.                d) I e II.                     e) I e III. 

5. A respeito da palavra XEROX podemos afirmar que:

a) por ser palavra da língua inglesa, não se enquadra nas regras de acentuação da língua portuguesa.
b) por ser palavra oxítona que apresenta a vogal /o/ tônica aberta, deveria receber o acento: xeróx.  
c) por ser um substantivo próprio designativo de marca comercial, pode ou não pode receber acento, como é o caso de Antônio ou Antonio.
d) trata-se de palavra não registrada oficialmente  na língua portuguesa, por isso deve sempre ser substituída por "fotocópia". 
e) pode ser considerada oxítona terminada em X, portanto não deve ser acentuada; contudo, também pode ser pronunciada como paroxítona e, nesse caso, deve ser acentuada, por terminar em X.