Exercícios sobre sujeito e predicado com gabarito (7ºano)

Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download


1) Separe o sujeito e o predicado de cada oração.

a. Os meninos estão na quadra.
b. O enxame entrou na colmeia.
c. Algumas famílias passeiam pelo parque.
d. Diversas crianças jogam bola no campinho.
e. A cidade parece vazia hoje.
f. O sol desponta no horizonte.
g. Eles saíram mais cedo da academia.
h. Nós iremos ao cinema hoje à noite.

2) Indique os predicados das orações e as as locuções verbais.

a. Eles vão visitar uma exposição de artes.
b. O cãozinho saiu correndo pelas ruas.
c. A festa vai ser muito animada.
d. Meus primos foram viajar ontem.
e. O médico vai conversar com os pacientes.
f. O dia já está amanhecendo.

3) Sublinhe o núcleo do sujeito das orações a seguir.

a. Quatro pessoas telefonaram para você ontem.
b. Meus avós paternos preparam um delicioso jantar.
c. Vários times querem participar do campeonato.
d. Todos os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e. Meus primos trabalham nessa loja.
f. Nossa banda vai tocar amanhã.
g. Seu computador está desligado?
h. A chuva de ontem fez estragos na cidade.
i. Esses filhotes de aves ainda não podem voar.
j. Aqueles carros vão para a oficina amanhã.
k. A mesma música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l. Um único candidato faltou ao debate.

4) Transforme os sujeitos simples em sujeitos compostos conforme o exemplo. 
(Esse exercício trabalha também concordância verbal)


Marcelo pratica natação. (e sua irmã)
Marcelo e sua irmã praticam natação


a. Minha tia foi ao supermercado. (e meu primo)
b. O computador está no conserto. (e a televisão)
c. Esse cantor se apresentará na nossa cidade. (e sua banda)
d. Eu vou organizar uma gincana na rua. (e meus colegas)
e. Você gostaria de ver esse filme? (e suas amigas)
f. Os músicos vão participar do espetáculo no circo. (e os bailarinos)
g. O médico dirigiu-se ao centro cirúrgico. (e os enfermeiros)
h. Esse palhaço vai participar do espetáculo no circo. (e seus companheiros)
i. Esse menino fez uma bela apresentação de ginástica. (e seus colegas)
j. Esse ator de cinema veio à nossa cidade. (e sua mulher)
k. Você gostaria de conhecer essa cidade? (e suas amigas)
l. O diretor virá à nossa festa. (e os professores).
m. Rafael disse a verdade. (e Luciana)
n. Marcos quis sair mais cedo. (e seu irmão)

5) Classifique os sujeitos das orações em simples ou composto.

a. Os meninos estão passeando de bicicleta.
b. Marcos e eu vamos ao cinema à tarde.
c. Meu pai e seu tio estão conversando na sala.
d. Os trabalhos dos alunos estão no armário.
e. As modelos estão prontas para o desfile.
f. Atores e cantores gravaram comercial.
g. Argentina e Brasil jogam amanhã.

Gabarito